sábado, 31 de maio de 2014

61. . .Instrumentu. . .


► Swara Mandala  - instrumento de cordas, cordofone, raro, caixa de ressonância retangular sem arestas  trinta e seis cordas de aço. Origem Paquistão...



T
► T'rung - instrumento de percussão. Povos "Bahnar", "Tsedan" e "Ede". Terras Altas. Origem Vietnan.

Curiosidade: Povo "Bahanar", segundo grupo étnico das "Terras Altas Centrais". Festival "Koh-Kpo", em  agradecimento ao Deus "Yang". Vietnan.

► Tabela - instrumento de percussão, membranofone, grande tambor. Origem árabe.

► Tabla - instrumento de percussão, membranofone, "Tabla" palavra de origem árabe "Tabl", tambor, parecido ao bongo Ocidente. "Dayan" interpretado com os dedos da mão direita, mais agudo, construído de madeira,  "Bayan"  dedos da mão direita construído de ferro, aço cobre, ou argila no centro da membrana pele esticada mancha negra feita de mistura de limalha de ferro, fuligem e goma. Tiras de tanga e pedaços de madeira para afinação... basicamente para acompanhamento de vocal e dança tipicas e clássica da Índia
                                         "Dançarinas e instrumentista de tabla"
                                                         Alto relevo na rocha
Vinte e duas cavernas "Bhaje Maharashtra" incrustadas nas rochas, 200 a.C.,, Karli, Lonavla, Maharashtra, Índia.
  
de origem asiático, norte da Índia, Paquistão, Bangladesh....


                                                                           TABLA




 Tacapu - instrumento de percussão, idiofone, bastão de ritmo, indígenas do Brasil.


► Taiko - instrumento de percussão, membranofone, idêntico a um barril corpo construído de madeira, couro de vaca, tensionadas por aro de metal e cordas, percutidas por espécie de baquetas. Origem Japão.


                                                                           Taiko


Tajareste - instrumento de percussão, membranofone, pandeiro. Origem Ilhas das Canárias.

 Tallharpa - instrumento de cordas, cordofone, baseado na lira, instrumento rustico  com três ou quatro cordas de crina de cavalo, caixa de ressonância de madeira. Origem Suécia e Estônia.
                                                                        "Tallharpa"


► Tamancos - instrumento de percussão, idiofone, calçado de madeira, que nas danças folclóricas de diversos países serviam como ornamento sonoro e habilidade extras dos dançarinos, com os pés, tipo de sapateado, origem Europa...
Referência
Fandango do Ribatejo, Portugal dança folclórica  (hoje não se usa mais tamancos e sim calçados normais, com algumas modificações no solado).


 Tamaracá - instrumento de percussão, membranofone,  tambor indígena do Brasil.

                                                               Tambores 
instrumento de percussão, membranofone, de forma arredondada, esférica comprida de vários tamanhos, construídos várias madeiras, de barro, terra cota, percutido por baquetas de madeira, de borracha, bambu , ebonite, nylon e pontas, sobre uma ou duas peles de animais, pergaminhos, esticadas nos extremos, por técnicas de fixação em forma de "N","X", "Y","W", por cordas e ganchos e aros madeira e de metal de uso muito antigo desde que se conhece a civilização humana.
Suméria e Babilônia 3.000 a.C.; Egito; Pérsia "Tabir"; Hebreus; China "Gu"(sagrados e nas guerras); Índia (sagrados)...

África ("Tam-Tams" ritmos sagrados,  fúnebres, festivos e transmissão de mensagens);


                                  "Elefantes"
                                        África.
                                Animais em extinção

 Europa, França "Tabour", Grécia e Roma("Tympana", para ritmos sagrados)...


                                                                     Ilustração
                                                             "Reino de Daomé"
                                                                   Benin, África.


 Tamboril - instrumento percussão com cordas, rústico parecido com cítara, percutido com baqueta, usado na dança folclórica provençal do mesmo nome, Portugal e região do Pais Basco, Espanha e França.

Tambu - Instrumento de percussão, membranofone, grande tambor, feito de tronco de árvore escavada (oco), em uma das extremidades é colocado um couro de animal, esticado, sons muito graves que se consegue ouvir a longas distâncias, o instrumentista senta em cima e segura com os joelhos, de origem africana, também usado pelos indígenas no Brasil.

Tamburra - instrumento de cordas, cordofone, tipo de um alaúde, porém com um braço mais longo, dedilhado  com quatro cordas soltas, caixa de ressonância de cabaça ou madeira, origem da Índia.


Tam Thap Luc - instrumento de cordas, cordofone, tipo citara. Trinta e seis cordas de metal. Caixa de ressonância tipo trapézio, convexa de madeira. Detalhe sem verniz. Origem Vietnã.

                                              *

► Tanboura - instrumento de cordas, cordofone, semelhante ao "alaúde", porém menor, origem Grécia.

► Tanbûr Kabîr Turki (Persa¹) - instrumento de cordas, cordofone, parecido ao "alaúde". "Música Savant",  Irmandades "Mevlevis" Turquia, "Ahl Al-Haqq", Iraque. Origem Árabe.

 Tang Gu - instrumento de percussão de forma ovaloíde de madeira com os extremos achatados e colocado dois couros de vaca, posicionado em cima de uma armação de madeira diâmetros diferentes de 22, 25, e 32 cm., e altura sempre de 33 cm. Música folclórica da China.

                                                                           

                                                               Curiosidade
 
                                                                     Shijing
                                                Livro de Música e Canções
                                                           Escrito 718* a.C..
                                                                       O Hã
                                   Homenagem a "Tang", dinastia "Shang"
. . . Admirável perfeito! Aqui estão nossos tambores
Harmoniosos ressoam os tambores para deleitar nosso venerável antepassado... 
O descendente de "Tang" com esta música o invoca. 
Pois ele pode aliviar-nos pela realização de nossos desejos
Profundo é o som de nossos tambores . . .


► Tantã - "Tamtam", Índia¹ - Instrumento de percussão, um pare de gongos (ver gongos) de metal, seguro por tipo de uma moldura, percutidos por uma baqueta com pontas macias em geral de feltro. de origem da Índia.

► Tapan -

► Tar - Instrumento de cordas, cordofone, idêntico ao alaúde porém com braço longo de madeira de nogueira, e 25 trastes móveis de tripa, 6 cordas de metal (aço e latão) caixa de ressonância  de madeira de amoreira, tocado com uma palheta (plectra) favorito de grandes músicos de musica clássica árabe de origem  Irã, Turquia...


Tar

*
► Tárogató - Instrumento de sopro  em forma de oboé folclore da Hungria e Romênia, em 1900 foi colocado uma embocadura de saxofone, por W.J. Schunda, húngaro.

Tárogató


► Tarol, instrumento de percussão, pequeno tambor, percutido com duas baquetas, tipo de caixa de bateria "drums", usado em "Escolas de Samba" e no folclore Norte e Nordeste do Brasil, "maracatu" .
"Tarol"

 Tchagana - instrumento de cordas, cordofone, estilo Viela, "Vielle", francês, instrumento popular em Daguestão, litoral do Mar Cáspio.


► Tchahartâr - ° (Persa¹) instrumento de cordas, cordofone, semelhante ao "Alaúde" quatro cordas.

► Tchakara - ° instrumento de cordas, cordofone, friccionada com arco, instrumento rústico e folclórico. Origem Moçambique

► Tchatcha - instrumento de percussão, idiofone, parecido com maracas, cabaça com cabo, contem  sementes secas geralmente se toca aos pares, folclore do Haiti...
Tchatcha

► Tchiamouri - instrumento de cordas, cordofone. Instrumento folclórico semelhante a Viela ou  "Vielle", francês.  Origem Geórgia (País).

Obs: ¹ Origem da palavra.

° Não foi possível imagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário