sábado, 2 de agosto de 2014

27. . .Instrumentu. . .

Di Hu ; Da Hu ou Da Di Hu - instrumento de cordas, cordofone, com arco, 
nova versão de Er Hu, década de trinta do século XX, som baixo profundo e cheio, música instrumental tradicional da China.




► Dilla° - instrumento de cordas, cordofone, tipo "Harpa Africana". Quatro cordas, instrumento usado para acompanhar o canto. Origem Chade, África.

► Ditumba - instrumento de percussão, membranofone, tambor de madeira,  com pele colada, em forma de cálice. Origem povo "Luba", Lago de Tangânica, Republica Democrática do Congo. 



"Ditumba"

Division viol - Instrumento de cordas, cordofone, tipo de viola soprano ou  baixo*, um pouco menor. usado entre os séculos XVI e XVII, como instrumento de solo, na Inglaterra...


"Division viol"


Djembe - instrumento de percussão, membranofone, tambor com pele presa com arco  e encordoado em em "V"...


"Djembe"

Djico - instrumento de percussão, barras de madeira de tamanhos diferenciados e amarrados entre si, com caixas de ressonância cascas de massala fruto da árvore Maboqueiro, interpretado com duas baquetas de ponta macia, parecido com xilofone, origem Moçambique. Patrimônio Imaterial da Humanidade, U.N.E.S.C.O..


                                                                          "Djico"

► Dobos - instrumento de percussão, membranofone, duplo tambor, Bósnia, Europa Oriental.

Dool  ou Dhol- instrumento de percussão, membranofone, afinação   encordoamento em "X" porcas e parafusos, grande tambor comprido, dupla face, interpretado com duas varetas de madeira curvas, usado em "Festivais de Ganeshcidade de "Pune", Índia.
  
e celebrações do "Shimo", Goa e também na música "Sout", e "Fijiri". Origens Médio Oriente, Índia, Paquistão.


"Dhol"
"The Metropolitan Museum of Art"


Dole ° -instrumento de percussão, idiofone, tipo "Xilofone", com 16 teclas com estrutura de madeira apoiada no chão, caixa de ressonância "cabaças ", cortadas, usado em danças "Ngodo", povo "Chopi"...Origem Sul de Moçambique , África Austral. 

► Dotâr ("Do"  2; "Târ"  cordas¹) instrumento de cordas, cordofone, semelhante ao alaúde, caixa de ressonância em forma de pera, tampa com laminas de madeira de amoreira, duas ou três  cordas de tripa depois de seda e nylon, entre um metro e dois metros de comprimento. Origem Turquia, Afeganistão, Uzbequistão. 


"Dotâr"

► Doudy ou Duda - instrumento de sopro, aerofone, gaitas de Foles. Origem região da Bohemia, e Hungria.

► Douggi - instrumento de percussão, três pequenos timbales. Origem Índia.

► Dril bu ou Tribu - instrumento de percussão, ressonância, de forma cônica, oco com um badalo. Pequeno sino de mão, produzido de bronze, ouro ou prata, para acompanhamento rituais litúrgicos Budista "Shiva". Origem região do Tibet.
Dril Bu

► Douggi ou duggi - instrumento de percussão, membrafone, pequenos tambores, tocados com os dedos e as palmas das mãos, de som seco, geralmente em conjunto com "Shehnaî" música "Baul". Origem região Bengala, Índia.

"Douggi"

► Dulciana - instrumento de sopro, aerofone, palheta, parecido com fagote.


dulciana

► Dumbura  ou Dambura - instrumento de cordas, cordofone, semelhante ao alaúde. Origem Cazaquistão, Afeganistão...

► Dung-Chen - instrumento de sopro, aerofone, trombeta construída de bronze, cobre, latão, ou prata, por vezes dividida em partes por causa de seu tamanho que chega a cinco metros* , Período da dinastia Ming na China, usada em cerimoniais budistas do Tibet e Mongólia.


Dung-Chen,
 Montanhas dos Himalaias ao fundo
Grupo do "Mosteiro de Drepung Loseling"
Mosteiro Construído em 1416, por "Choley Tashi Palden"
grupo participou das trilhas de filmes  "Kundum" e " Sete dias no Tibet".



*
► Dung Kar - "Shell Conch"  (concha) - instrumento de sopro, aerofone, usada em ritos religiosos no Tibet.




► Dyaduk °- instrumento de percussão, primitivo região da Floresta Amazônica, América do Sul.

*
 
 Echiquier - instrumento de cordas, cordofone, teclas percutidas, acionadas por "martelos", o compositor e poeta "Guilherme Mauchat" 1300/1377, mencionou-o, talvez seja o mais antigo antecessor do piano, século XIV a século XVI, França, Espanha, Inglaterra.

 Eguepa ° - instrumento de sopro, pequena trombeta de sons agudos, folclore Chile.

El-oud (Alaúde) 



El-oud, Síria




El-oud

instrumento de cordas cordofone, tipo bandolim. Origem Árabe.


► Embilta - instrumento de sopro, flauta com seis orifícios, família das madeiras. Origem Etiópia.

► Enkrikamo - instrumento de percussão, membrafone, pequeno "atabaque". Origem Cuba, América Central.


         
Er Hu - instrumento de cordas, cordofone, violino de duas cordas, de seda torcidas ou de metal, com arco, de bambu e crina do rabo do cavalo  o mais tradicional instrumento de cordas e arco da China com uma idade por volta de 1.000 anos atrás, atualmente mede 82 cm, de comprimento caixa de ressonância de ébano, caoba, sândalo vermelho e um dos lados pele de cobra, extensão três oitavas de som forte ou também suave, Surgiu nas dinastias "Tang" e "Song". Origem China.



Erikundi - instrumento de percussão, idiofone, sacudindo, feito  de cipós, de forma cônica, chocalho parecido com caxixi, cheio de pedaços de madeira. Origem Caribe.

Erke - instrumento de sopro, aerofone, trombeta grande de origem indígena Noroeste da Argentina.





► Erquencho - instrumento de sopro, aerofone, construído com bocal (tubo) entre 20 a 40 cm. de comprimento, seu corpo de chifre de bovino. Origem "Gran Chaco", norte da Argentina e parte da Cordilheira dos Andes (Bolívia e Peru).


*

► Esquelone ° - instrumento de origem folclórica do Peru, América do Sul.

► Espineta - "Spinetta", italiano instrumento de cordas, cordofone, beliscadas, pequeno cravo portátil com extensão quatro oitavas e meio, século XVII a XVIII, luthier, Giovanni Spinetti, 1503 Veneza, Itália.


Espineta



 Esraj ou Dilruba - instrumento de cordas, cordofone cinco a seis cordas e 15 de ressonância, cordas de metal, com trastes, e arco parecida com  pequena "vielle" europeu, feita de uma única peça de madeira, revistada de pergaminho, usada na música clássica Indiana. Origem, Bengala,  Índia.



Obs: ° Não foi possível ilustração.
 ¹ Origem da palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário