quarta-feira, 16 de julho de 2014

49. . .Instrumentu. . .

 Obujjongo ° - Instrumento de percussão, membranofone. dois ou três tambores "Empunyi", "Entabuzi" e "Embuutu", membrana "pele" de serpente "píton", percutido com "baquetas".  Origem Uganda, África.

Obukano

Instrumento de cordas, cordofone baseado numa grande lira, de um metro de largura por um metro de comprimento, oito cordas, caixa de ressonância uma vasilha oval revestida de pele de cabra ou vaca, dedilhado, origem indígenas "Gusii", usados em várias cerimônias, Kenya, África. 
*
Ocarina 

 instrumento de sopro, aerofone, de forma ovoide, produzido a maioria das vezes de barro cozido, com oito furos, tocado com os dedos quatro para cada mão, com desenhos típicos de cada região, timbre parecido com flauta, pesquisas indicam que foi inventado por Giuseppe Donati, 1860*, Itália, origem regiões da Itália e 
Ocarina
Peru, América do Sul
América do Sul.
Curiosidade
Ocarinas, civilização "Maia" 600/900 d.C.. Museu Regional "Campeche", México.
*

  Octobass
Instrumento de cordas, cordofone, enorme contrabaixo, com três cordas de tripa, mede 3,48 metros de altura
 com sistemas de alavancas e comandos por pedais, criado em 1849, por Jean-Baptiste Vuillaume (1798/1875), França, existe um exemplar no "Museu de Instrumentos do Conservatório de Paris", França...
 "Montreal Symph. Orchestra"
 Hector Berlioz (1803/1869), França, comentou sobre o instrumento.
*
 Ocuivi - instrumento de sopro, aerofone, flauta rudimentar, de cinco furos, folclore do Chile.


*
 Ohe Hano Ihu 
- instrumento de sopro, aerofone, flauta nasal construída de bambu. Origem Hawaii.
*
Olifante - instrumento de sopro, aerofone, trompa de marfim, presa de elefante, som muito apreciado pelos reis africanos e pela nobreza Europeia, no século X a XII.

Obs: ° Não foi possível imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário