53. . .Instrumentu. . .
PIANO
"ao Piano"
Pintor, Theodore Robinson
1852/1896, E.U.A.
Instrumento de cordas, cordofone, oitenta e oito teclas feitas de marfim e ébano as pretas, que percutem por meio de martelos de madeira revestidos com feltros, por meio de mecanismo muito complexo, nas cordas de aço presas de um lado perto das teclas a "cravelhas" para afinação inclusive, no outo extremo a uma chapa de ferro que são colocadas sobre uma base de metal, as de registro grave são revestidas de cobre, as de registro médio e agudo são duplas, e triplas com uni som, elas exercem uma tensão de 25 toneladas, isto no piano de cauda, a frequência do som dependem do tamanho e espessura das cordas, extensão sete e oito oitavas, caixa de ressonância onde ficam as cordas na sua maioria na horizontal, base é de pinho de Riga ou abeto da Noruega e as com espessura fina, laterais de madeira jacarandá da Bahia, tampa de ressonância pode se erguer para melhorar a qualidade de som "piano de cauda", caixa com suporte quatro pernas e pelo menos dois pedais, o da esquerda se chama "pedal da surdina" o da direita "pedal forte" o terceiro mais à direita é "pedal tonal". Baseado no cravo Seculo XVII e XVIII as teclas, e dulcimer os martelos, inventado por Bartolomeo Cristofori deu-lhe o nome de "Gravicembalo col piano e forte", Florenza, Itália, 1698. "Pianoforte", italiano. Exemplar exposto no Museu da Universidade de Michigan, E.U.A.. Modificado em 1726*, por Gottfried Silbermann, em Freiberg, Alemanha. Na música escrita "pentagrama" usa-se a clave de Sol para oitavas agudas, e para as graves clave de Fá. Na orquestra Sinfônica está no lado esquerdo da orquestra segunda fileira.
Pianistas
Nelson Freire, Brasil e Martha Argerich, Argentina.
"ao Piano"
Pintor, Theodore Robinson
1852/1896, E.U.A.
Instrumento de cordas, cordofone, oitenta e oito teclas feitas de marfim e ébano as pretas, que percutem por meio de martelos de madeira revestidos com feltros, por meio de mecanismo muito complexo, nas cordas de aço presas de um lado perto das teclas a "cravelhas" para afinação inclusive, no outo extremo a uma chapa de ferro que são colocadas sobre uma base de metal, as de registro grave são revestidas de cobre, as de registro médio e agudo são duplas, e triplas com uni som, elas exercem uma tensão de 25 toneladas, isto no piano de cauda, a frequência do som dependem do tamanho e espessura das cordas, extensão sete e oito oitavas, caixa de ressonância onde ficam as cordas na sua maioria na horizontal, base é de pinho de Riga ou abeto da Noruega e as com espessura fina, laterais de madeira jacarandá da Bahia, tampa de ressonância pode se erguer para melhorar a qualidade de som "piano de cauda", caixa com suporte quatro pernas e pelo menos dois pedais, o da esquerda se chama "pedal da surdina" o da direita "pedal forte" o terceiro mais à direita é "pedal tonal". Baseado no cravo Seculo XVII e XVIII as teclas, e dulcimer os martelos, inventado por Bartolomeo Cristofori deu-lhe o nome de "Gravicembalo col piano e forte", Florenza, Itália, 1698. "Pianoforte", italiano. Exemplar exposto no Museu da Universidade de Michigan, E.U.A.. Modificado em 1726*, por Gottfried Silbermann, em Freiberg, Alemanha. Na música escrita "pentagrama" usa-se a clave de Sol para oitavas agudas, e para as graves clave de Fá. Na orquestra Sinfônica está no lado esquerdo da orquestra segunda fileira.
Pianistas
Nelson Freire, Brasil e Martha Argerich, Argentina.
Piano de Concerto mede por volta de 2,50 m a 2,75 m de comprimento.
Piano de cordas duplas surgiu 1777, Sebastião Erard extensão de cinco oitavas.
Piano vertical Domingos Del Mella, 1739.
Piano de cauda com cordas cruzadas, 1856, Heinrich Steinweg
(Henry Steinway), 1797/1871.
Alemão, radicado em Boston, E.U.A. Pesquisas indicam que é um piano "Steinway" o mais caro comprado em 1980 por cerca de 390.000 mil dólares!!!!! . .
Existe o "quarto de cauda" mede de 1,70 metro a 1,80 metro de comprimento.
"meia cauda" mede 1,85 metro a 2 metros,
"cauda inteira", de 2 metros a 2,75 metros.
Piano vertical ou Armário, com a caixa de ressonância a vertical, onde as cordas são presas, desenvolvido por John Hawkins, Filadélfia, E.U.A. 1800*.
Cella Delavrancea, origem romena fez seu último concerto com a idade de 103 anos.
Piano de cordas duplas surgiu 1777, Sebastião Erard extensão de cinco oitavas.
Piano vertical Domingos Del Mella, 1739.
Piano de cauda com cordas cruzadas, 1856, Heinrich Steinweg
(Henry Steinway), 1797/1871.
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"Piano"
Dale Chihuly
1941, E.U.A..
Escultor em Vidro
"Steinway"
Existe o "quarto de cauda" mede de 1,70 metro a 1,80 metro de comprimento.
"meia cauda" mede 1,85 metro a 2 metros,
"cauda inteira", de 2 metros a 2,75 metros.
Piano vertical ou Armário, com a caixa de ressonância a vertical, onde as cordas são presas, desenvolvido por John Hawkins, Filadélfia, E.U.A. 1800*.
The Piano Lessons
1893
Pintor, Pierre August Renoir
1841/1919, França.
CuriosidadeCella Delavrancea, origem romena fez seu último concerto com a idade de 103 anos.
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"Grand-Piano"
Érard, Co., 1840.
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"Thelonious Monk"
1917/1982, E.U.A.
Debra Hurd
Pintora e pianista americana
1917/1982, E.U.A.
Debra Hurd
Pintora e pianista americana
Jazz
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Ive Freya
Criação
*
"Montreal Botanical Garden"
Montreal, Canadá.
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"Piano"
René Prou
1889/1947, França
Art Deco
Design
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Art Abstrat
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Ive Freya
Criação
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"Montreal Botanical Garden"
Montreal, Canadá.
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"Piano"
René Prou
1889/1947, França
Art Deco
Design
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Art Abstrat
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