sábado, 12 de fevereiro de 2011

220 - COMPOSITORES DA MÚSICA CLÁSSICA

C
Cabezón, Antonio de -
Nasceu em 1510, Burgos, Espanha.
Compositor espanhol, cego de nascença . . .

Faleceu em 26 de dezembro de 1566.
 Obra
Variações"Diferencias"
Sobre o Canto do Cavaleiro "Sobre el Canto Del Cavallero"
Sobre el Canto Llano de la Alta(03 variações). . .
Tientos, para órgão.

Te Lucis Ante Terminum, para orgão.
*
Poetico - Poético
Gutierre de Cetina
1515*/1557*

Ojos claros, serenos - Olhos claros, serenos,
si de un dulce mirar sois alabados, - se de um doce mirar sois tão louvados
?por qué, si me miráis, miráis airados? - por quê, se me fitais, fitais irados?
Si cuanto más piadosos - Se quanto mais piedosos
más bellos parecéis a aquél que os mira, - mais belos pareceis a quem vos mira,
no me miréis con ira, - não me fiteis com ira,
porque no parezcáis menos hermosos. - porque não pareçais menos formosos.
!Ay tormientos rabiosos! - Ai tormentos raivosos!
Ojos claros, serenos, - Olhos claros, serenos,
ya que así me miráis, miradme al menos. - já que assim me fitais, fitai-me ao menos.
* *
Madrigal - Madrigal
Tradutor Anderson Braga Horta

*
Caccini, Giulio°
- Nasceu em 1545, Tivoli, Roma, Italia.
Compositor, cantor. . .

Faleceu em 10 de dezembro de 1618.
Obra
"Tiborga"

Amaralli mia Bella, 1610.
Ave Maria, para Canto, Orgão e Orquestra.
Queste Lagrim'amare, 1601.
Eurídice, ópera, 1600.


* datas aproximadas.
° Não foi possível ilustração.

Obs
"Obra 
Não abrange toda a obra do compositor, é esporádica com algumas preferências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário