sábado, 12 de fevereiro de 2011

221 - Cage, John - COMPOSITORES DA MÚSICA CLÁSSICA



Cage, John
John Milton Cage

Não tenho nada a dizer, e eu estou dizendo, e é esta a poesia. . .
John Cage

 Nasceu em 05 de Setembro de 1912, Los Angeles, Estado da Califórnia, E.U.A.
Compositor, aluno de Schoenberg, e Cowell, apreciador do budismo. 
Música Concreta e Eletrônica, afinidade com a poesia concreta.
Faleceu em 12 de Agosto de 1992. Nova Iorque, E.U.A..
Obra

Imaginary landscapes, 1 a 5, 1939/52
N°.1, 1939; N°. 2, 1942; N°. 3,1942.
N°. 4, para 24 aparelhos de rádios ligados, aleatória e simultaneamente por 12 executantes, 1952.
 Musica para piano de Brinquedo "Music  for Amplified Toy Piano", 1960.



Indeterminacy, Narrador (J. Cage) e Piano.
► Variações IV, 1964.
► Amores for Prepared, para Piano e Percussão. 1943.
► Music of Changes, para Piano, 1957.
► Atlas eclipticalis, 1962.




"N.A.S.A"

Musica para Marchel Duchamp, para Piano preparado*, 1947.
► Sonatas, para Piano preparado, 1948.
 Interlúdios, para Piano preparado, 1948.
► Ryoanji, para Voz Mezzo-soprano e Percussão, 1983.
► Amores I/IV, para Piano preparado e Percussão, 1943.

* Piano Preparado, são colocados pedaços de borracha, metal ou madeira, nas cordas do piano, para conseguir sons diferenciados... 


*


Poetic - Poético
Kenneth Rexroth
1905/1982, E.U.A.

Os Lotófagos* com suas mãos absurdas
perseguem-me no sono, puxando-me pela manga.
O risinho deles e os olhos vazios 
escondem-se à beira da visão do espírito
em poeirentos corredores de metro e ruas apinhadas.
Nos fins de Agosto, em sonhos, Adónis*
apareceu-me, frenético e sangrento,
e mostrou-me, na sua mão a charrua*
que estilhaçou o sono de Perséfone*.
No dia seguinte, olhando a erva rasgada
no parque definhando, eu vi claro
que, por debaixo de mim, abaixo do saibro
e das formigas apressadas, e do barro
e do subsolo, jazem o impulso glaciar,
as selvas do Miocénico*, os répteis
do jurássico, os peixes
do Devoniano*, os câmbricos*
vermes, e os  mistérios do gneiss*;
as histórias de tudo dobradas e arrumadas
na  treva; e mais fundo ainda ardente
imo negro do ferro, e uma outra vez
as inescrutáveis rochas arcaicas,
e a longa escala geológica,
e o solo vivo, e as árvores estranhas,
e os corpos enlaçados dos amantes
sob estranhas estrelas. E ao meu lado
um velho idiota puxando-me pela manga.
*
Adônis no Verão
Tradutor Jorge de Sena
Observações
* lotófagos - mitologia grega "Odisseia, Ulisses" Homero,
Tribo de uma ilha ao Norte da África.
* Adónis - Mitologia Fenícia e grega.
* Charrua - arado.
* Perséfone - Mitologia grega, Deusa das flores, frutos da agricultura.
*Miocénico - Geologia quarta época da era geológica, entre a primeira época do período "Neogeno", ou seja entre 24 milhões de anos atrás e 5 milhões anos atrás.
* Devoniano - Geologia período da era "Paleozoica", entre 416 milhões de anos atrás e 359 milhões.
* Cambrico - geologia período de 542 milhões e 488 milhões atrás.
*Gneiss - tipo de rochas, parecidas com granito.
*
"Epitáfio de Adônis"
Choro o Adônis "está morto o belo Adônis"
"Morto o belo Adônis" os amores também choram
Não mais durmas, ó Cipria, em negras mortalha.
Ergue-te, infeliz, de manto escuro, e bate np
peito e diz a todos "Está morto o belo Adônis"
*
Moscos de Siracusa
150* a. C., Grécia

*
Onde quer que estejamos, o que ouvimos é ruído. Quando o ignoramos, ele nos incomoda. Quando o escutamos, descobrimos que é fascinante. . .
John Cage

* Datas Prováveis.

Obs
"Obra
 Não abrange toda a Obra do compositor, é esporádica com algumas preferências, pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário