quarta-feira, 29 de setembro de 2010

433 - Rossini, Gioacchino Antonio - COMPOSITORES DA MÚSICA CLÁSSICA


Rossini, Gioacchino Antonio 
Nasceu em 29 de fevereiro de 1792, Pesáro, Italia.
Compositor, pelo menos 39 operas. . ., filho de trompetista, estudou em Bolonha...

Seus resto mortais jaz na "Basílica de Santa Cruz", Florença Itália,
Faleceu a 13 de novembro de em 1868, Paris, França.
Obra



Tema e Variações, para Clarinete e Piano, 1809.
La Cambiale di Matrimonio, Ópera em um ato, libreto de Rossi, "Teatro de San Moisé", Veneza, Itália. Estreou em 03 de novembro de 1810.
L'Equivoco Stravagante, Ópera, estreou no "Teatro Corso, Bolonha", Itália, 26 de outubro de 1811.
O Engano Feliz(L'Inganno Felice), Ópera em um ato, libreto de G.Foppa, estreou no "Teatro San Moisé", Veneza, Itália, 08 de janeiro de 1812.
Ciro na Babilônia(Ciro in Babilonia), Ópera em um ato, libreto de Aventi, estreou no "Teatro Comunal", Ferrara, Itália, 14 de março de 1812.
La Scala di Seta, Ópera, estreou no "Teatro San Moisé", Veneza, Itália, 09 de maio de 1812.
Demetrio e Polibio, Ópera em dois atos,libreto de Mombeli, estreou no "Teatro Valle", Roma, Italia, 18 de maio de 1812.
La Pietra del Paragone, Ópera, libreto de L Romanelli, estreou no "Teatro alla Scala", Milão, Itália, 26 de setembro de 1812.
L'Occasione fa il Ladro, Ópera, estreou no "Teatro San Moisé", Veneza, Italia, 24 novembro de 1812.
Il Signor Bruschino, Ópera, estreou no "Teatro San Moisé", Veneza, Italia, 27 de janeiro de 1813.
Tancredi, Ópera séria em dois atos, libreto de Gaetano Rossi e L.Lecchi. Estreou no "Teatro La Fenice", Veneza, Itália, 06 de fevereiro de 1813.
L'Italiana in Algeri, Ópera em dois atos, libreto de A.Anelli, estreou no "Teatro San Benedetto", Veneza, Itália, 22 de maio de 1813.

Aureliano in Palmira, Ópera, estreou no "Teatro alla Scala", Milão, Itália,26 de dezembro de 1813.
O Turco na Italia(Il Turco in Italia), Ópera cômica em dois atos, libreto de Romani, estreou no "Teatro alla Scala", Milão, Itália, 14 de agosto de 1814.
Sigismondo, Ópera, estreou no "Teatro La Fenice", Veneza, Itália,26 de dezembro de 1814.
Aurora, cantata, 1815.
Elisabeth, Regina d'Inghilterra, Ópera, libreto de G.Schmidt, estreou no "Teatro São Carlos", Napoles, Itália, 04 de outubro de 1815.
Torvaldo e Doliska, Ópera, estreou no "Teatro Valle", Roma, Itália, 26 de dezembro de 1815.
La Gazzetta, Ópera bufa em dois atos, libreto de Paloma e Tottola, estreou no "Teatro de Fiorentini", Napoles, Itália, 29 de setembro de 1816.


Otelo, Ópera em três atos, estreou no "Teatro del Fondo", Napoles, Itália, 04 de dezembro de 1816.

"Otelo"
Gregory Kunde e Olga Peretyatko

Barbeiro de Sevilha(Il Barbiere de Siviglia), Ópera em dois atos, e quatro quadros, peça baseada na comédia de Pierre Augustin Baumarchais 
"Ontário Ópera"
 Canadá.
(1732/1799), escritor  francês " Barbier de Séville" ou Inutil Precaução "Inutile Precauzione" 1775; libreto de Cesare Sterbini, segundo consta, por alguns  pesquisadores Rossini escreveu-a em 20 dias, num banco de jardim, estreou no "Teatro Argentina", Roma, Itália, 20 de fevereiro de 1816.
Cinderela(La Cenerentola), Ópera em dois atos, libreto de J.Ferretti, estreia no "Teatro Valle", Roma, Itália, 25 de janeiro de 1817.
Arminda, Ópera em três atos, baseado no poema Jerusalem Libertada ¨Gerusalem Liberata¨ (sobre a primeira Cruzada), 1580 escrito por poeta italiano Torquato Tasso que viveu entre 1544 e 1595, libreto de G.Schmidt, 1817.
Ermione, Ópera dois atos libreto de Tottola, 1819.
A Dona do Lago"La Donna do Lago", Ópera em dois atos, estreou no "Teatro São Carlos", Napoles, Itália.
Maometto II, Ópera em dois atos, libreto de Della Valle, estreou no"Teatro de São Carlos", Napoles, Itália, 1820.

Semiramis"Semiramide", Ópera séria, libreto Gaetano Rossi, Estreou em Veneza "La Fenice", Itália, 1823.
Ivanhoé, Ópera, estreou no "Teatro de Odéon", Paris, França, 15 de setembro de 1826.
A Viagem a Reims(Il Viaggio a Reims), Ópera em um atos, estreou no "Teatro dos Italianos", Paris, França, 19 de junho de 1826.
Moisés no Egito(Mosé in Egito), Ópera em quatro atos, estreia no "Teatro dell'Accademia Reale di Musica", Paris, França, 26 de março de 1827.
Rende-vous de Chasse, 1828.
Guilherme Tell (Giullaume Tell), Ópera séria, em quatro atos, libreto de Etienne de Jovy e Hippolyte Bis,, baseado na tragédia de Schiller. Estreou no

" Teatro dell'Accademia Reale di Musica", Paris, França, 30 de agosto de 1829.
Gazza Ladra, Ópera.

Fantasia em mib, para Clarinete e Piano, 1829.
Joana d'Arco(Giovannad"Arc), cantata, 1832.
Stabat Mater, seis movimentos,1832 e 1839.
Pequena Missa Solene(Petite Messe Solennelle), missa, 1863.
Andante com Variações em fá, para Viola e Harpa.

► Stabat Mater, 1842.
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Poetico - Poético
Giacomo Leopardi
1798/1837.


Silvia, rimembri ancota - Sílvia, lembras ainda
Quel tempo della tua vita mortale, - Da tua vida mortal aquele tempo,
Quando beltá splendea - Em que a beleza ardia
Negli occhi tuoi ridenti e fuggitivi, - Nos teus olhos risonhos, fugitivos,
E tu, lieta e penosa, il limitare - E tu leda, pensando, o limiar 
Di gioventú salivi? - De juventude abrias?

- -

Sonavan le quiete - Soavam os tranqüilos
Stanze, e le vie dintorno, - Quartos, e as ruas lá fora,
Al tuo perpetuo canto, - Ao teu perpétuo canto
Allor che all'opre femminilli intenta - Enquanto ao labor feminino atenta
Sedevi, assai contenta - Sentavas-te contente
Di quel vago avvenir che in mente avavi, - Com o vago porvir que te ía na mente
Era il maggio odoroso: e tu solevi - Era maio fragrante: e costumavas
Cosi menare il giorno. - Assim passar o dia.  

 - -

Io gli studi leggiardi - Eu os amáveis estudos
Talor lasciando e le sudate carte, - E os suados papéis abandonando,
Ove il tempo mio primo - Em que os tempos primeiros
E di me si spendea la miglior parte, - E de mim se gastava a melhor parte,
D'in su i veroni del paterno ostello - Pelos terraços da mansão paterna
Porgea gli orecchi al suon della tua voce - Punha o sentido ao som da tua voz
Ed alla man veloce - E àquela mão veloz
Che percorrea la faticosa tela. - Que percorria a trabalhosa tela.
Mirava il ciel sereno, - Olhava o céu sereno,
Le vie dorate e gli orti, - As ruas ensolaradas e os jardins,
E quinci il mar da lungi, e quindi il monte. - E além o mar longínquo e ali o monte.
Lingua mortal non dice - Língua mortal não diz
Quel ch'io sentiva in seno. - O que eu sentia no peito.

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Anche peria fra poco - Logo também se ia

La speranza mia dolce: agli anni miei - Minha doce esperança: aos anos meus:
Anche negaro i fati - Recusaram os fados 
La giovanezza. Ahi come, - A juventude. Ai como,
Come passata sei, - Como passaste, Sílvia,

- -


Cara compagna dell'età mia nova, - Companheira dos anos meus primeiros,

Mia lacrimata speme! - Pranteada esperança!
Questo è quel mondo? questi - É este aquele mundo? São pois estes
I diletti, l'amour, l'opre, gli eventi  - O deleito, o amor, 
 obras e eventos
Onde cotanto ragionammo insieme? - Em que tanto falávamos nós juntos?
Questa la sorte dell'umane genti? - É este das criaturas o destino?
All'apparir del vero - Ao surgir a verdade
Tu, misera, cadesti; e con la mano - Tu, miséria caíste; e com a mão
La fredda morte ed una tomba ignuda - A fria morte e uma tumba nua
Mostravi di lontano. - De longe então mostravas.

-

Frammento  - Fragmento

A Silvia - A Sílvia
*
Francesco Hayez
Pintor
1791/1882, Itália.


Obs
"Obra
 Não abrange toda a Obra do compositor, é esporádica com algumas preferências, pessoais.

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