sexta-feira, 17 de setembro de 2010

496 - Weill, Kurt - COMPOSITORES DE MÚSICA CLÁSSICA

W
Weill, Kurt 
Nasceu em 02 de março de 1900, Dessau, Alemanha,
compositor, aluno de Ferruccio Busoni, no Conservatório de Berlim, Alemanha, estudou composição musical e também aluno de E. Humperdinck, K.Weill era de origem judaica, fugiu da Alemanha, na época do nazismo, para França, Inglaterra e E.U.A . Suas canções em sua maioria foram interpretadas por Lotte Lenya, com quem se casou em 1926. . .
Faleceu em 03 de abril de 1950, Nova Iorque, E.U.A..
Obra:
Ofrah's Lieder n°.01 a 05, 1916.
Das Scöne Kind, 1917.
Quarteto de cordas em si-, 1918.
Die Weise von liebe e tod, poema sinfônico, 1919.
Die Stille Stadt, para voz e piano, 1919.
Sonata para violoncelo e piano, 1919 a 1921.
Sulamith, fantasia coral para soprano coro feminino e orquestra, 1920.
Sonata para violino e piano, 1920.
Os Sete Pecados Capitais(Die Sieben Todsünden),texto de Bertolt Brechet,1920.Balé com coreografia de G. Balanchine, "Téâtre des Champs-Elysées" 07 de junho de 1933, Paris, França. e Londres 
Sinfonia n°. 1, 1921.
Sinfonia Sacra, Fantasia, Passacaglia e Hinos, para orquestra op. 06, 1922.
Herr Got, Dein Zorn tu von uns Wenden, fantasia coral, 1922.
Recordare, op.11, 1923.
Frauentanz, op.10, lieder, ciclo para soprano, flauta, viola, clarinete, trompa e fagote, 1923.
Concerto para violino e orquestra de sopros, op.12, 1924.
Klopsfied, para voz alta, dois flautins e fagote, 1925.
Der Neue Orfeau, cantata para soprano, solo de violino e 02 orquestras op. 16, 1925.
O Protagonista(Der Protagonist), op. 15, Ópera em um ato, estreia em Semperoper, Dresden, Alemanha, 27 de março de 1926.
Morte na Floresta(Vom Tod Im Wald), balada para baixo e instrumentos de sopro, op.23, ( texto de Bertold Brecht), 1927.
O Csar colocou a sua Fotografia foi tirada(Der Zar Photographieren Sich Lässt), op. 21,(texto de Brechet), Ópera bufa, um ato, estreou a 18 de fevereiro de 1928, Teatro Neues, Leipzig, Alemanha.
Opera dos Três Vinténs(Die Dreigroschenoper), Ópera três atos, e um prologo, libreto de Bertolt Brechet, baseado em "The Beggars Opera", (A Ópera dos Mendigos), de Gay e Pepusch, estreou em Berlim, Alemanha, 31 de agosto de 1928, Broadway, Nova Iorque, E.U.A. 13 de abril de 1933.
Zu Potsdam Unter Den Eichen, (texto de Brechet), 1928.
Das Berliner, Requiem, cantata para Voz Tenor Barítono, Coro masculino Orquestra de Sopros (texto de B.Brechet), 1928.
Kleine Dreigroschenmusik, 1929.
Legend vom Toten Soldaten, (texto de B.Brechet), 1929.
Der Lindberghflug, cantata, para Barìtono Tenor e Baixo solistas, Orquestra, (texto Brechet), 1929.
Happy End, musical, 1929.
O Vôo, Atravessa o Oceano(Der Ozeanflug). Ópera, estreou em 05 de dezmbro de1929, Kroll Theatre, Berlim, Alemanha.
Ascenção e Queda da Cidade de Mahagonny(Aufstieg und Fall der Stadt Mahagonn), Ópera três atos (libreto Brechet), 1927, estreou em Leipzig, Alemanha 09 de março de 1930.
Afirmador A(Der Jasager), texto de B. Brechet, estreou em 23 de junho de 1930.
A Promessa(Die Bürgschaft), Ópera três atos, 1930/1931, estreou Oper Stätische, Berlim, Alemanha, 10 de março de 1932.
Der Abschiedsbrief, texto de Erich Kästner, homenagem a Marlene Dietrich, na ocasião, interpretou com maestria, 1933.
Der Sibersee, Ópera três atos, (libreto de G. Kaiser), estreou em 18 de fevereiro de 1933, Altes, Leipzig, Alemanha.
Sinfonia n°.02, (03 movimentos), estreia em 1934, Royal Concertgebown Orquestra, regente Bruno Walter.
Marie Galante, musical, 1934.
Johnny Johnson, trama, 1936.
Um Reino para uma Vaca(Der Kuhhandel), Opereta, dois atos, estreou no Savoy Theatre, Londres, Inglaterra, 23 de junho de 1936.
O Caminho Eterno(Der Weg der Verheissung), Ópera, estreou na Manhattan Opera House, Nova Iorque, E.U.A. 07 de janeiro de 1937.
Knickerbocker Holiday, opereta, 1938.
Davy Crockett, musical 1938.
Balada da Magna Carta, cantata para voz Tenor e Baixo solistas , Coro e Orquestra, 1940.
Lady in Dark, musical(Gershwin), 1941.
One Touch of Venus, musical, 1943.
Firebrand of Florence, Opereta, (Gershwin), 1944.
Hatikva(arranjo, Hino Nacional de Israel), para Orquestra, 1947.
Cena de Rua(Street Scene), musical, dois atos, estreou 09 de janeiro de 1947, Filadélfia, E.U.A.
Love Life, musical, 1947.
Perdidos nas Estrelas(Lost in the Stars), musical, 1948/1949.
Der Tod Im Wald, cantata para Baixo e Banda.
*

*


1920
Pintor George Grosz, 1893/1959, Alemanha


Lyrisch - Poético
Bertolt Brecht, 1898/1956, Alemanha.

Nós viemos das montanhas e dos sete mares
Para matá-lo.
Nós o prendemos com laços que iam
De Moscou à cidade de Marselha.
Nós ajustamos canhões que o alcançavam
Em qualquer ponto para onde fugisse
Se nos enxergasse.
-
Nós nos reunimos por quatro anos
Abandonamos nosso trabalho e ficamos
Nas cidades em ruínas, gritando uns com os outros
Em muitas línguas, das montanhas aos sete mares
Onde ele estava.
então o matamos no quarto ano.
-
Presentes estavam:
Aqueles que ele havia nascido para ver
À sua volta na hora de sua morte:
Todos nós.
E presente estava
Uma mulher que o havia dado à luz
E que silenciou quando o levamos.
Que seu ventre lhe seja arrancado! Amém!
-
E depois de tê-lo matado
Nós o tratamos de tal modo que perdeu o rosto
Sob as marcas de nossos punhos.
Assim o tornamos irreconhecível 
Para que não fosse de homem.
-
E o desenterramos de sob o ferro
Levando-o para casa, em nossa cidade
E o enterramos debaixo de pedra, de um arco, chamado
Arco do Triunfo
Que pesa cinquenta toneladas, para que
O Soldado Desconhecido
De maneira nenhuma se levante no Juízo Final
E irreconhecível
embora novamente na luz
Caminhe diante de Deus
E nos recomende, a nós, reconhecíveis
À Justiça.
-
Poema do Soldado Desconhecido sob
O Arco do Triunfo
"Arco do Triunfo"
Paris, França




Obs
"Obra
 Não abrange toda a Obra do compositor, é esporádica com algumas preferências, pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário