quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

294 - COMPOSITORES DA MÚSICA CLÁSSICA

Godard, Benjamin Louis Paul  

Nasceu em 18 de Agosto de 1849, Paris, França. 
compositor, violista, professor de música.
Faleceu em 10 de Janeiro de 1895, Cannes, França.
Obra
 Suite de trois morceaux, op. 116, para Flauta e Orquestra, 1890.
► Jocelyn, op. 100, Ópera em quatro atos, libreto de Capoul e Silvestre, baseado em poema de Alphonso Lamartine (poeta, escritor, 1790/1869).  "Berceuse" instrumental, estreou no "Théâtre de in Monnaie", Bruxelas, Bélgica, 25 de Fevereiro de 1888.
► La Vivandière, Ópera em três atos, libreto de Cain.
► En regardant le ciel, para Violino e Piano.
► Dante et Beatrice, op. 111, Ópera em quatro atos, libreto de Blau, Teatro "Opéra Comique", Paris, França, 13 de Janeiro de 1902.
► Bijoux de Zalames, Ópera.
*
"Pianista"
Eva Gonzalez
1849/1883, França.
*


Poétique - Poético
Arthur Rimbaud
1854/1891, França

Ó temporadas, castelos
Mas qual alma é sem farelos?
-
Ó temporadas, castelos
-
Já fiz o mágico estudo
Do prazer que não iludo.
-
Viva ele, de cada vez
Que canta o galo gaulês.
-
E não desejo mais nada.
Que avida me foi levada.
-
Corpo e alma, oh que encanto,
Dele são por meu quebranto.
-
Entenderem o que eu digo?
Mas se sopra o meu amigo!
-
Ó temporadas, castelos!
*
Ô Saisons, Ô Chateaux - Ó temporadas, Ó Castelos
Tradutor Jorge de Sena
*


Goetz, Hermann Gustav  
Nasceu em 07 de Dezembro de  1840, Königsberg, Alemanha.
compositor
Faleceu em 03 de Dezembro de 1876.
Obra
Salmo, 147, op.14, para Soprano Coro e Orquestra.
Trio, para Sol menor, op.1, Piano, Violino e Violoncelo.
 Fera Maldita "Der Widerspenstigen Zähmung", Ópera em quatro atos, libreto de Widman e Goetz, inspirado em Shakespeare, 1872.


Lyrisch - Poético
Friedrich Nietzsche
1844/1900, Alemanha.

J, ich weiss, woher ich stamme! - Sim, sei que origem me reclama.
Ungesättrigt gleich der Flamme - Insaciável como a chama,
Glühe und verzehr ich mich. - Ardo e me acabo com presteza;
Licht wird alles, was ich fasse; - Converto em luz tudo o que toco,
Kohle alles, was ich lasse: - e, tudo o que deixo, em carvão:
Flamme bin ich sicherlich! - Sim, eu sou chama, com certeza!
* *
Ecce Homo - Ecce Homo
Tradução Agmar Murgel Dutra
*
Goldshmidt, Berthold

Nasceu em 18 de Janeiro de 1903, Hamburgo, Alemanha.
Compositor
Faleceu em 17 de Outubro de 1996, Londres, Inglaterra.
Obra


► Belsatzar, para Coral "A Capella", baseado no poema do mesmo nome de Heinrich Heine, 1985.
► The Noble Little Soldier's Wife, para Voz Barítono e Xilofone, 1948.
► Mediterranean Songs, n°. 01 / 06, para Voz Tenor e Orquestra, 1957/58.
► Sonata, op. 10, para Piano, 1926.
► Quarteto, op. 08, para Cordas, 1925/26.
► Capriccio, para Piano, 1927.
► Beatrice Cenci, Ópera em três atos, libreto de Martin Esslin baseado no poema de Percy Bisshe  Shelley, 1951.

Gombert, Nicolas  
Nasceu em 1500*.
compositor flamengo . . .
Faleceu em 1556.
Obra
► Ave Maria, Coral e Orquestra de Câmara.
 Missa "Da Pacem".
 Agnus Dei
Gomes, André da Silva  
Nasceu em 15 de Dezembro de 1752, Lisboa, Portugal. 
compositor
Faleceu em 16 de Junho de 1844, São Paulo, Brasil
Obra

► Imaculada Conceição, Moteto.
► Stabat Mater.
► Missa de quarta-feira de cinzas, Ofertório
► Missa a oito Vozes.
 Missa, a quatro Vozes.
 Missa em dó maior (C),
Poético
Marquesa de Alorna
1750/1839, Portugal

Sonhos meus, suaves sonhos,
Sois melhores que a verdade;
quando sonho, sou ditosa,
Sem o ser na realidade.
-
Amor, tu vens nos meus sonhos
Acalmar-me o coração;
Mas, cruel! Quanto prometes
Não passa de uma ilusão!
-
Sonhei, tirano, esta noite,
Sonhei que tu me chamavas,
E que sobre a relva branda
Tu mesmo me acalentavas.
-
Disseste-me: "Dorme, Alcipe,
Depôe todos teus cuidados;
Amor sobre ti vigia,
Mal podes temer os fados."
-
Dormi: neste dobre sono
Me achei num palácio de ouro;
Entregaram-me uma chave
Para que abrisse um tesouro.
-
- "Chave mágica, sublime,
Que me vais tu descobrir?
Se é menos do que desejo,
será melhor não abrir. . ."
-
- "Abre, Alcipe - qual trovão
Brada o Deus que me vigia.
Acordei sobressaltada,
E abriu-se, mas foi o dia".
*
MARQUESA DE ALORNA
"Sonho"

* datas prováveis.


Obs
"Obra
 Não abrange toda a Obra do compositor, é esporádica com algumas preferências, pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário