segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

299 - Granados, Enrique - COMPOSITORES DA MÚSICA CLÁSSICA


Granados, Enrique

Nasceu a 27 de agosto de 1867. Léridas, Catalunha, Espanha.
Compositor, pianista . . .

Faleceu em 24 de março de 1916, a bordo  do navio "Sussex", no "Canal da Mancha", torpeado por submarino alemão (primeira Guerra Mundial, do século XX).
Obra
Goyescas, Ópera, três cenas, libreto Fernando Periquet, "Metropolitan Opera House", Nova Iorque, E.U.A., 28 de Janeiro de 1916. balé coreografia de A. Tudor, estreou em Nova Iorque, 1040; duas suítes para Piano, baseado em gravuras do pintor  Francis Goya, 1911..


"Baile..."
Pintor Francis Goya 1746/1828, Espanha.
Período Romântico
Curiosidade
Filmes "Sombra de Goya", e "Goya" de Carlos Saura

► Danzas Espagnolas, op. 37 , doze danças.


"Flamenco Flamenco"
 Manolo Sanlucar
Filme de Carlos Saura

► La Maja de Goya, para Violão (guitarra).
Referencia 
Julian Bream, violinista (guitarrista) solo.


"vindimas"?
Pintor Francis Goya, 1746/1828.

► Allegro di concierto  em dó (C), para Piano.
► Colleción de Tonadillas, para Voz e Piano.
Curiosidade
Escritas de forma antiga.
*
Poetico - Poético
Miguel de Unamuno
1864/1936, Basco, Espanha.

Ouve meu rogo, Deus que não existes,
em teu nada recolhe as minhas queixas.
Tu, que aos homens mais pobres nunca deixas
sem consolo de enganos. Não resistes.
-
a nosso rogo, e ao nosso anseio assistes.
Quando da minha mente mais te afastas,
eu mais recordo essas palavras castas
com que embalou minha ama as noites tristes.
-
Que grande és tu, meu Deus! tu és tão grande
que não passas de Ideia; e é tão estreita
a realidade mesmo se se expande
-
para abarcar-te. Sofro à tua espreita,
inexistente Deus. Pois se vivera
existiria eu também deveras.
*
Oração do Ateu
Tradutor Jorge de Sena


Obs
"Obra
 Não abrange toda a Obra do compositor, é esporádica com algumas preferências, pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário