sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

377 - Mozart, Wolfgang Amadeus - COMPOSITORES DA MÚSICA CLÁSSICA


♫ Mozart, Wolfgang Amadeus  
 Joannes Chrysostomus Wolfgangus  Theophilis (nome de batismo) 
Nasceu em 27 de janeiro de 1756, Salzburg, Áustria.
compositor, Mestre de Capela do arcebispo de Salzburgo, casou-se com a cantora Constanze Weber, na Catedral de Sto. Estevão, Passau, Alemanha a 04 de agosto de 1782...Versões, dizem que ele fazia parte da organização franco-maçonaria...
No final de sua vida sofria de "ciclotimia" . . .
Faleceu em 05 de dezembro de 1791, Viena Áustria.
Pensamentos de W.A.Mozart
«Para fazer uma obra de arte não basta ter talento, não basta ter força, é preciso
viver um grande amor.
"Erram as pessoas que pensam que minhas arte me vem com facilidade. Eu lhe garanto, querido amigo, que ninguém devotou tanto tempo e pensamento à composição quanto eu. Não há um único mestre famoso cuja música eu não tenha estudado, diligentemente, muitas vezes...

Homenagens Poéticas:
"Requiem"
Ouço-te, ó música, subir aguda
à convergente solidão gelada.
Ouço-te, ó música, chegar desnuda
e da esférica treva rodeada,
tu resplandeces e cintilas muda
como o silente gesto, a mão espalmada
por sobre a solidão que amante exsuda
e lacrimosa escorre pelo espaço
além de que só luz grita o pavor.
Ouço-te lá pousada, equidistante
desse clarão cuja doçura é de aço
como do frágil mas potente amor
que em teu ouvir-te queda esvoaçante.

Ó música da morte, ó vozes tantas
e tão agudas, que o estertor se cala.
Ó música da carne amargurada
de tanto ter perdido que ora esquece.
Ó música de morte, ah quantas, quantas
mortes gritaram no que em ti não fala.
Ó música da mente espedaçada
de tanto ter sonha da o o que entretece,
sem cor e sem sentido, no fervor
de sublimar-se nesse além que és tu.
Ó vida feita uma detida morte.
Ó morte feita um inocente amor.
Amor que as asas sobre nu
fecha tranquilas no possuir da sorte.

Além do falso ou verdadeiro, além
do abstrato e do concreto, além da forma
e do conceito, além do que transforma
contá rios pares noutros par's também,
além do que recorre ou nunca vem
ao que se pensa ou se sente, além da norma
em que o não-ser se humilha e se conforma,
além do possuir-se, e para além
dessa certeza que outro ritmo dá
àquele de que as palavras têm sentido:
lá onde ouvir e não-vir se igualam
na mesma imagem virtual do na-
da - é que tu vais, ó música, partido
o nó dos tempos que por ti se calam.

tudo se cala em ti como a vida.
tudo palpita e flui como no leito
em que se morre ou se ama, já desfeito
o abraço do momento em que,sus tida
a sensação da posse conseguida,
a carne pára a ejacular-se atenta.
Tudo é prazer em ti. Quanto alimenta
esta glória de existir, trazida
a cada instante só do instante ser-se,
reflui em ti, liberto, puro,aflante,
certeza e segurança de conter-se
na criação virtual o renascer-se
agora e sempre pelo tempo adiante,
mesmo esquecido. Em ti, o conhecer-se
deste possível é a paz do amante.

*
"Requiem"  
Mozart
Arte de Música
JORGE DE SENA

1919/1978, Portugal.
Tradutor, Poeta, Crítico, Ensaísta, Ficcionista, Dramaturgo, Professor Universitário de Literatura Portuguesa....  
*
*
I
Manhã da vida
Asas no céu translúcido
Jardins de nuvens
Movidos pelo som
Mozart aero-amigo!
Poeta sem véspera
Sem remorso
Nem sombra do crime
O mundo lavado
Se levanta com quatro anos cantando
Ó piano violino nuvem azul
Ó flauta e paz.
*
MURILO MENDES
"Mozart"
Livro "Os Quatro Elementos"
Poeta Brasileiro, nasceu em 1901.
*
II
No dia 05 de dezembro de 1791, Wolfgang Amadeus Mozart
entrou no céu, como um artista de circo, fazendo piruetas
extraordinárias sobre um mirabolante cavalo branco.
-
Os anjinhos atônitos diziam:▬ Que foi? Que não foi?
Melodias jamais ouvidas voavam nas linhas suplementares superiores da pauta.
Um momento se suspendeu a contemplação inefável.
A Virgem beijou-o na testa
E desde então Wolfgang Amadeus Mozart foi o mais moço dos anjos.
*
MANUEL BANDEIRA
"Mozart no Céu"
Lira dos Cinquent'anos
Poeta Brasileiro.


"Que imagem de um mundo melhor tu nos deste, Mozart!"
Franz Schubert

"Beethoven eu tomo duas vezes por semana, Haydn quatro, e Mozart todos os dias"
Rossini

"Mozart engloba todo o reino da criação musical, porém eu só tenho o teclado na minha pobre cabeça"...
Frederic Chopin

"Eu acredito em Deus, Mozart e Beethoven".
Richard Wagner

"Meus professores foram basicamente, Bach e Mozart... e secundariamente Beethoven, Brahms e Wagner"
Arnold Schoenberg

"Jamais ouvi tanto conteúdo em período tão breve".
Pincha Zukerman

Sugestão
"Amadeus" - Filme.


Obra:

 Concerto n°. 20 ré menor (d) K 466,para Piano e Orquestra.
Referências
Solista  F. Gulda, regente Claudio Abbado; Orquestra Filarmônica de Viena
Curiosidade
Jaccques Loussier Trio (jazz).
Concerto nº.21, em dó maior (C) K 467, para Piano e Orquestra . . .
Referências
Daniel Barenboim,solista e regente da Orquestra Filarmônica de Berlin.
► Serenata n°. 10, em si bemol maior, K.361, para treze instrumentos de Sopro e Contrabaixo. 1781.
► Serenata n°. 11, em mi bemol maior, K.375. Orquestra de Câmara, instrumentos de Sopro, Clarinete, fagote, oboés..., 1781.
► Serenata n°. 12, em dó menor (c) K.388, Orquestra de Câmara.

*
 Serenata(Pequena Música Noturna) "Eine Kleine Nachtmusic" nº.13, em sol maior (G) K 525.
Serenata para quarteto de Cordas e Contrabaixo.
 Quatro movimentos: (1º. allegro; 2º. romança, andante; 3º. menuetto, allegretto; 4º. rondo, allegro). Composição feita em 1787, Viena Áustria.
Serenata para quarteto de cordas e contrabaixo, todavia a interpretação
para orquestra de cordas, também é executada com sucesso.
*quarteto de cordas é constituído de: dois violinos;uma viola e um violoncelo.
Referências: Amadeus Quartet; Herbert von Karajan, regente - Filarmônica Orquestra de Berlim; Svarowsky, regente - Vienna State Opera Orchestra. . .



Sinfonia nº.29 em la maior K201, para Orquestra.
Quatro movimentos
1º. allegro moderato; 2º. andante;
3º. menuetto; 4º. allegro com espirito.
Referências: Academy Ancient Music, regente Hogwood.
Vienna Philarmonic Orchestra, regente Karl Böhn . . .



Sinfonia nº.35 "Haffner" em ré maior (d) K385, para Orquestra.
Quatro movimentos

 01º. allegro con spirito; 02º. andante;
03º. menuetto; 04º. finale, presto.
Compôs no Verão do Hemisfério Norte em 1782, Viena, Áustria.
homenagem a Sigmund Haffner. Estreou a 23 de março de 1873.
Referências:
Vienna Philh. Orch., regente Bernstein.
Sinfonia nº.41"Jupiter" em dó maior (C) K551, para Orquestr.
Quatro movimentos

 01. allegro, vivace; 02º.andanye, contabile;
03º. minuete, allegre; 04º. molto allegro.
Referências:
Berlin Philh. Orch., regente Karl Böhn.
Royal Philh. Orch., regente Leibowitz.

 Lúcio Sila "Lúcio Silla", Ópera em três atos, libreto de Giovanni de Gamerra, e Metastásio, Teatro "Regio Ducal", Milão, Itália, 26 de Dezembro de 1772.
Idomeneo, Ópera séria, em três atos, libreto do Abade Varesco, inspirado  em opera francesa de Campra e Danchet, estreou em Munique, Alemanha, 29 de Janeiro de 1781.
O Rapto do Serralho," Die Entführung aus dem Serail", alemão, Ópera singspiel, em três atos, libreto de Gottlieb Stephanie, baseado numa peça de Bretzner, alemão,  avate-premier, "Burgtheater" , Viena, Áustria, 16 de Julho de 1782.
As Bodas de Figaro, "Le Nozze di Figaro", K.492,  Ópera bufa, em quatro atos, libreto de Lorenzo Ponte, abade e poeta (1749/1838) baseado na peça"The Marriage of Figaro" de Beaumarchais, estreou em "Burgtheater", Viena, Áustria, 01 de Maio de 1786, sobre direção de Mozart.
Curiosidade
Overture, Gerard Danovich Saxophone Quartet.
Don Giovanni, "Don Juan",  Ópera bufa, em dois atos, libreto Lorenzo  de La Ponte poeta e abade (1749/1838), baseado em "El Burlador de Sevilla" de Tirso de Molina e "Don Juan" de Molière,  Teatro Nacional de Praga, Polônia,  29 de Outubro de 1787.
Cosi Fan Tutte, ou "La Scuola degli Amanti", Ópera bufa, em dois atos, libreto de Lorenzo de la Ponte (1749/1838), estreou em Viena, Áustria "Burgtheater", 26 de Janeiro  de 1790.
Referência
Renée Fleming; Annie Sophie von Otter; Frank Lopardo (tenor); Olaf Bär; Adelina Scarabelli; Michele Pertusi
London Voices; Chamber Orchestra of Europe, regente Gerg Solti.

Flauta Mágica, "Die Zauberflöte", alemão, Ópera singspiel, em dois atos libreto  de Emanuel Schikaneder, inspirado, uma das versões nos mistérios do  Egito antigo, "Thamos rei do Egito", de Gebler e em Diodoro da Sicília e Plutarco, e no conto de Liebskind "Lulu"... e filosofia maçônica, avante-premier "Theater auf der Wieden" Viena, Áustria 30 de Setembro de 1791, direção de Mozart...



Primeiro Ato
Cena II
Ária
Papagueno
(Caçador de Pássaros)
Barítono

Der Vogelfänger bin ich ja, - Eu sou o passarinheiro, eu sou,
Stets lustig, heisa, hopsassa! - E contente, trá-lá-lá, eu vou!
Ich Vogelflänger bin bekannt - Passarinheiro é o meu apelido,
Bei Alt und Jung im ganzen Land. - Por velhos e moços sou conhecido.
WeiB mit dem Locken umzugehn - Sei assoviar que é uma maravilha.
Und mich aufs Pfeifen zu verstehn. - Os pássaros não escapam da armadilha.
Drum kann ich froh und lustig sein, - Por isso, sigo feliz a jornada,
Denn alle Vögel sind ja mein. - Pois sei que é a minha a passarada.
-
(spielen - toca)
-
Der Vogelfänger bin ich ja, - Eu sou o passarinheiro, eu sou,
Stets lustig, heisa, hopsassa! - E contente, trá-lá-lá, eu vou ! 
Ich Vogelfänger bin bekannt - Passarinheiro é o meu apelido,
Bei Alt und Jung im ganzen Land. - Por velhos e moços sou conhecido.
Ein Netz für Mädchen möchte ich, - Se eu tivesse uma rede de apanhar donzelas,
Ich fin'sie dutzendweis für mich! - Apanhava para mim uma dúzia delas!
Dann sperrte ich sie bei mir ein, - Aí eu trancava as moças comigo,
Und alle Mädchen wären mein. - E ficava com todas em meu abrigo.
-
(spielen - toca)
-
Wenn alle Mädchen wärre mein, - Com todas elas na minha algibeira,
So tauschte ich brav Zuckerein, - Trocava-as por açúcar de primeira:
Die, welche mir am liebsten wär' - E pr'áquela de quem fosse pretendente,
Der gäb'ich gleich den Zucker her. - Dava todo o meu açúcar de presente.
Und küBte sie mich zärtlich dann, - E  aí ela me beijava com ardor,
Wär'sie mein Weib und ich ihr Mann. - Ela, minha esposa, eu, o senhor.
Sie schlief' an meiner Seite ein, - E dormindo a meu lado, tão serena,
Ich wiegte wie ein Kind sie ein. - Eu a ninava como criança pequena
..........................................................................................................
Segundo ato
Cena Final
...........................................................................................................
Coro dos Sacerdotes

Heil sei euch Geweihten! - Glória aos iniciados!
Ihr dranget durch Nacht. - Da noite, Vencedores!
Dank sei dir, Osiris, - A Ísis e Osíris
Es siegte die Stärke - A força triunfou,
Und krönet zum Lohn - E por prêmio, abençoa
Die Schönheit und Weisheit - O Saber e a Beleza
Mit ewiger Kron'! - Com eterna coroa.
* *
Bruchstück - Fragmento
Tradutor Renato Icarahy


Mozart escreveu a "Flauta Mágica", num chalé nas redondezas de Viena...


Opiniões sobre "A Flauta Mágica"
"Musikalisches Wochenblatt"
30 de Setembro de 1791
"A mais recente comédia-mecânica, A Flauta Mágica, com música de nosso "Kappellmeister" Mozart, foi apresentada com grandes despesas e luxuosos cenários e figurinos, mas não conseguiu alcançar o aplauso esperado, em função de seus horrorosos enredo e texto"...
-
"Geheime  Geschichte in den Osterreichischen Staaten"
Londres 1795
"O aplauso com que foi recebida A Flauta Mágica em Viena foi excepcionalmente grande. Ela foi representada 62 vezes sucessivas, e o público não dava mostras de diminuir"...
-
Paul Klee
em Klee, de Will Grohmann 
"Se Mozart tivesse morrido antes de escrever A Flauta Mágica, sua morte teria sido ilógica".
e
Nove semanas depois da primeira apresentação de A Flauta Mágica, Mozart estava morto...


*
Clemência de Tito"La Clemenza di Tito", Ópera séria em dois  atos, libreto de Caterino  Mazzolà e Metastásio, Estreou Teatro Nacional de Praga, Polônia, 06 de setembro de, 30 de Setembro de 1791.
 Missa "da Coroação", (Coronation Mass, inglês; Krönungsmesse, alemão) do maior (C),  Kv. 317 N°. 16,  
Seis movimentos
 1°. Kyrie; 2°. Gloria; 3°.Credo; 4°. Sanctus; 5°.Benedictus; 6°. Agnus Dei.).
Referência
Missa Solene na Basílica  de São Pedro, com "Missa da Coroação", K317,
Katherine Battle(soprano), Schmidt, Winbergh, Orquestra Filarmônica de Viena, regente H.von Karajan, e Papa João Paulo II.  
► Quarteto "A Caça", K.458, para quarteto de Cordas.
Referência
Amadeus Quartett.
► Vesperae solennes de confessore, em dó (C), K 339. Solo  Coral e Orquestra. 
Laudate Dominium, texto baseado no salmo 117, para Soprano. e Coral. 

► Concerto em lá maior (A), K.622, para Clarineta e Orquestra.
► Concerto em dó maior (C), K.314, para Oboé e Orquestra.
► Concerto em si bemol (Bb), K.191, para Fagote e Orquestra
► Concerto n°.01 em sol maior (G), K.313, para Flauta e Orquestra.
► Divertimento, em dó maior (C), K.188, para duas Flautas, cinco Trompetes, e Timbales, 1776.
 Ave verum corpus K 618, moteto, para Vozes, SATB  e Cordas ou Orquestra, Festividades de "Corpus Christi" em Baden, Alemanha, 1791.
► Ascania in Alba, K 111, festa teatral em duas partes, 1771.

*


"Retrato de Mozart"
1819
Barbara Krafft
1764/1825, Áustria.
Pintora

Minha inculcação Musical
. Leopold Mozart  
Nasceu em 1719, compositor austríaco, pai de Mozart . . .
Faleceu em 1787.
Sugestão
A Irmã de Mozart "Mozart's Sister" - Filme

KV ou K (Köchel) - Índice de composições de W.A.Mozart. 1862, contém 626 obras.


*Jung gross - Grande Jovem
Spät erkannt - Tardiamente reconhecido
Nie erreicht - Jamais alcançado

* Busto de Mozart, em Salzburg, Áustria.


ART
SAND
"Mozart"
 Escultura




Obs:
Obra, não abrange todas as composições do compositor, é esporádica, com algumas preferências pessoais. 

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