domingo, 23 de janeiro de 2011

307 - Haendel, Georg Frideric - COMPOSITORES DA MÚSICA CLÁSSICA


Haendel(Händel), Georg Frideric(Georg Friedrich)-
 Nasceu em 23 de Fevereiro de 1685, Halle, Alemanha.
Compositor,  aluno de F. W. Zachow. . . 

Violinista, organista, cravista, diretor da "Royal Academy of Music", 1720.
Faleceu em 14 de Abril de 1759.
Obra:

Acis e Galatéia"Acis e Galatea" HV 49, Ópera em dois atos, libreto de John Gay Estreou no ¨Teatro Haymarket.¨ Londres, Inglaterra, 1732.
Admeto Rei da Tessaglia"Admeto Re da Tessaglia" HV22, Ópera, libreto de A. Aureli . . .
Alessandro HV 21, Ópera em três atos, libreto de Rolli, 1726.

Alcina HV 34, Ópera em três atos, libreto António Marchi, baseado no poema "Orlando Furioso" de  Ariosto, estreia e 27 de Abril de 1735, "Covent Garden" Londres, Inglaterra..
Amadigi di Gaula, Ópera três atos, libreto de Nicolò Haym, 1715
Atalanta HV 35, Ópera três atos, 1736.
Ariodante HV 33, Ópera em três atos, libreto de Antonio Salvi, baseado no poema "Orlando Furioso"(1516) de Ariosto.estreou em "Covent Garden", Londres, Inglaterra 19 de Janeiro de 1735.


Agripina HV 06, Ópera em três atos, libreto de Grimani, "San Giovanni Grisostomo", Veneza, 1709.
Hercules HV 60, oratório, libreto do reverendo Thomas Broughton, estreou no "King's Theatre", Haymarker, Londres, Inglaterra.
Imenso HV41, Ópera em três atos, libreto de Stampiglia, 1740.

Júlio Cézar no Egito"Giulio Cesare, in Egito" HV.17, Ópera em três  atos, libreto de Nicolò Haym, estreou em"Haymarket Theatre", Londres, Inglaterra.1724.
Ricardo I, Rei da Inglaterra"Riccardo I Re d'Inghiterra" HV.23, Ópera , libreto de Rolli e Brian.

Rinaldo HV 7, Ópera em três atos, libreto de Aaron Hill, baseado no poema de Torquato Tasso "Gerusalemme Liberata", história que se passa na época da Primeira Cruzada(1096 a 1099).

Rodelina"Rodelina Regina de Longobardi" HV.19, Ópera em três atos, libreto de N. Haym e Salvi - Estreou em 24 de Fevereiro de 1725, no "King's Theatre" , Haymarket, Londres, Inglaterra.
Rodrigo HV5, Ópera em três atos, libreto baseado em "Il Duelle D'Amore e di Vendetta"  de Francesco Silvani. Estreou no "Teatro Civico Accademico" Florença, Itália, 1707.

 Sêmele "Semele","The Story of Semele" HV 58, Ópera em três atos, libreto de William Congreve, estreou no "Covent Garden", Londres, Inglaterra 10 de Fevereiro de 1744.
Sosarme, Rei de Media"Sosarme Re di Media" HV.30, Ópera, libreto de Antonio Salvi.

Talermão "Talermano", HV 18, Ópera em três atos, libreto de Nicola Haym, baseado em "Talerman ou La Mort de Bajazet", de Jacques Pradon, avante-premier "king's Theatre ", Haymarket, Londres, Inglaterra. 31 de Outubro de 1724.

► Xerxes "Serse", HV 40,  Ópera em três atos, libreto de Nicola Minato e Silvio Stampiglia, estreou no "King's Theatre", Haymarket, Londres, Inglaterra, 26 de Abril de 1738..
► Judas Maccabaeus, HV 63, oratório em três partes.
Curiosidade
Sacerdote Judas Macabeus, filho de Matitas tribo Judia escreveu dois livros Apócrifos da Bíblia, excluídos, no século IV d.C. pelo Catolicismo.




 Messiah, HV 56, oratório, três partes, cinquenta e hum movimento, na abertura tem partes com "Gaita de Foles" bseado principalmente em textos da Bíblia, e as partes do Coral são bastantes interessantes: "All we like sheep"; "For unto us a child is born"; "Hallelujah", 1741.

Curiosidade


42°. movimento "Hallelujah", Aleluia, Coral.

Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah
Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah
Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah.
For the Lord God omnipotent reigneth
Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah
For the Lord God omnipotent reigneth
Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah.
For the Lord God omnipotent  reigneth
Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah

Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah
Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah
For the lord God omnipotent reigneth
Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah
For the lord God omnipotent reigneth
Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah
The Kingdom of this world is become
the Kingsdom of our Lord, and of his Christ and of his Christ
And he shall reign forever and ever
And he shall reign forever and ever
  And he shall reign forever and ever 
  And he shall reign forever and ever 
King of Kings forever and ever
Hallelujah, Hallelujah
And Lord of Lords forever and ever
Hallelujah, Hallelujah
Kinf of Kings forever and ever
Hallelujah, Hallelujah
And Lord of Lords forever and ever
Hallelujah, Hallelujah
King of Kings forever and ever
Hallelujah, Hallelujah
And Lord of Lords
King of Kings and Lord of Lords.

And he shall reigh
And he shall reigh
And he shall reign, he shall reign
And he shall reign, forever and ever
...............................................................
Referência
"The Moromon Tabernacle Choir", regente Jerold Ottley; Urah Symphonic Orchestra, regente Joseph Silverstein.



Tabernáculo de "Salt Lake"
Órgão construído em 1867, por Joseph Ridges, inglês, continha 700 tubos, madeira zinco e de ligas de estanho e chumbo, funcionava com um fole á mão, mais tarde por água, concluído em 1948, com 11.623 tubos, 147 vozes(cores tons) e 206 postos (linha de tubos), acompanha um coral de 360 membros (homens e mulheres) formado em 1847. "Coro da América" organistas Bonnie Goodiffe e Linda Margets.
Ganhadores de vários prémios.
???PORQUÊ??? (*)


► Te Deum  HV 280, ré maior (D), para a Rainha Caroline, 1714.
► Te Deum, HV 283, 1743.
► Water Music, HV 348/350,três suítes para Orquestra, 1717. 
suite n°. 01, HV 348, fá maior (F).   
Suite n°. 02 HV 349, ré maior (D).
Suite n°. 03 HV 350, sol maior (G).
► Theodora HV 68, oratório em três atos libreto de Morell. 1749.
► Susanna, HV 66, oratório, libreto de Unkeb, 1748.
► Coronation Anthem, para George II, Coral e Orquestra, 1727.
►  Nisi Dominus, para três Vozes solistas, Orquestra e Coral, 1707.
►  Ode, para o Dia de Santa Cecília "Sta. Cecilia's Day".


"Box contendo oito Óperas"


HV -Índice de composições de Händel.




Obs
"Obra
 Não abrange toda a Obra do compositor, é esporádica com algumas preferências, pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário