quinta-feira, 30 de setembro de 2010

423 - COMPOSITORES DA MÚSICA CLÁSSICA

R
Ravenscroft, Thomas  
Nasceu em *1582, Inglaterra. 
compositor
Faleceu em 1635.
Obra
*


Rawsthorne, Alan  

Nasceu em 02 de Maio de 1905, Haslingden, Inglaterra. 
compositor  . . .
Faleceu em 24 de Julho de 1971, Cambridge, Condado de Cambridgeshire, Inglaterra.
"Universidade de Cambridge"
 Fundada em 1209, Inglaterra.
Biblioteca da Universidade

Obra

► Concerto, para Clarinete e Orquestra de Cordas, 1937.
► Sonata, para Violoncelo e Piano, 1949.
► Bagatelas, quatro, para Piano, 1949.
► Elegie, para Violão (guitarra),1971.
► Sonatina, para Flauta, Oboé e Piano, 1936.

*
Poetic - Poético
Basil Cheeesman Bunting
1900/1985, Inglaterra

Poetry ? It's a hobby - Poesia ? É um hobby
I run model trains - O meu são trens elétricos.
Mr. Shaw there breed pigeons. - O sr. Shaw ali cria pombos.
- -
It's not work. You don't sweat. - Não é trabalho. Você não sua
Nobody pays for it. - a camisa. Ninguém paga.
You could advertise soap. - Tente anunciar sabão.
- -
Art, that's opera; or repertory - -Ópera é que é arte; ou o teatro.
The Desert Song. - A Canção do Deserto.
Nancy was in the chorus. - Nancy era do coro.
- -
But to ask for twelve pounds a week - -Mas pedir doze libras por semana
married, aren't you ? - - - casado, não ? -
you've got a nerve. - isso sim é ter peito.
- -
How could I look a bus conductor - Como vou encarar um cobrador
in the face - de ônibus
if I paid you twelve pounds? - se lhe pagar doze libras ?
- -
Who says it's poetry, anyhow ? - Quem garante, aliás, que é poesia ?
My ten year old - Meu garoto de dez
can do it and rhyme. - pode fazer igual, e com rimas.
- -
I get three thousand and expenses, - tiro três mil mais despesas,
a car, vouchers, - carro, benefícios,
but i'm an accountant. - mas sou um contador.
- -
They do what I tell them, - Fazem o que mando,
my company. - é minha firma.
What do you do ? - Você, o que faz ?
- -
Nasty little words, nasty long words, - Palavrõezinhos, palavrãozões,
it's unhealthy. - isso não faz bem.
I want to wash when I meet a poet. - Vejo um poeta e já quero me lavar.
- -
They're Reds, addicts, - Tudo comuna e viciado,
all deliquents. - bando de delinquentes.
What you write is rot. - O que você escreve é lixo.
- -
Mr. Hines says so, and he's a schoolteacher, - O sr Hines que me disse, ele entende.
he ought to know. - disso, é professor.
Go and find work. - Anda, arrume trabalho.
* *
What the Chairman told Tom - O que o diretor disse a Tom
Tradutor Nelson Ascher

*
 Rabello, Arnaldo  

Nasceu em 17 de Julho de 1905, Manaus, Estado do Amazonas, Brasil. 
compositor
Faleceu em 08 de Maio de 1984, Rio de Janeiro, Brasil.
Obra



Poético
Adalgisa Nery
1905/1980, Brasil.
Numa aurora indecisa
Uma estrela fria e cega
Tombou em minha fronte lisa.
Minhas dormidas dores
De repente se acordaram,
Se abriram como flores,
Subiram às minhas narinas
E isolaram-me da vida
Como pesadas cortinas.
Suor gotejei
Como o aflito moribundo
Que entre vascas e estertores
Se despece do mundo.
Plantado foi meu corpo no meio de quatorze cruzes
E meu nome foi escrito
Na réstia de grandes luzes.
Pelas fendas do meu caminho saíam lamentos crescentes
E nos meus olhos passou
A procissão de dementes.
Pelas costas, meu coração foi tirado
E diante das minhas órbitas
Ele foi apunhalado.
Quis fugir dos meus ouvidos
E joguei sobre meu cérebro
A fôrça misteriosa que apaga os sentidos.
Apanhei meu coração
Embalei-o a noite inteira
Com uma canção de perdão.
Mas a estrela que cegou
E que numa aurora indecisa
À minha testa tombou
Escureceu meu espírito
E meu destino mudou.
E hoje vou caminhando
Empurrada por todos os ventos
Como as nuvens que vão andando,
Cheias de pensamentos.
*
ADALGISA NERY
"Canção"
Ar do Deserto

*
♫ Rebelo, João Lourenço
Nasceu em 1610, Caminha, Província do Minho, Portugal.
Compositor, cantor viveu no reinado de D João IV(1603/1656), Rei de Portugal.
Faleceu em 16 de Novembro de 1665.
Obra
► Psalm tum vesperarum tum completarum, item Magnificat,
 Lamentaciones, para quatro a quatorze Vozes, 1653*.
 Rebikov, Vladimir Ivanovich  
Nasceu em 1866, Rússia. 
compositor
Faleceu em 1920.
Obra
 *
♫ Reger, Johann Baptist Joseph Max


"Portrait 1913"
 Franz Nölken,
Pintor
1884/1918, Alemanha

Nasceu em 19 de Março de 1873, Brand, Baviera, Alemanha. 
compositor, organista, pianista, professor de música contraponto e teoria, Período Romantismo...
Faleceu em 11 de Maio de 1916, Leipzig, Alemanha.


 Franz Mars 
Pintor
1880/1916, Alemanha.
Expressionista

Obra (Werk, alemão)
► Albumlatt and Tarantella, para Clarinete e Piano, 1902*.
► Concerto op. 114, em lá (A), para Violino e Orquestra, 1908.
► Quinteto op. 146, em lá (A), para Clarinete e Cordas, 1915.


Lyrisch - Poético
August Straumm
1874/1915.
Expressionista, Alemanha.

Schreiten Streben - Avançar almejar
Leben sehnt - Vida anseia
Schauern Stehen - Arrepiar ficar
Blicke suchen - Procurar olhares
Sterben wächst - Morrer cresce
Das Kommen - O vir
Schreit! - Gritem!
Tief - Profundamente
Stummen - Nós
Wir. - Emudecemos.
- -
Schwermut - Melancolia
1914

* datas aproximadas

Obs
"Obra
 Não abrange toda a Obra do compositor, é esporádica com algumas preferências, pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário