domingo, 19 de setembro de 2010

487 - Villa-Lobos, Heitor - COMPOSITORES DA MÚSICA CLÁSSICA

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Villa-Lobos, Heitor
 Nasceu em 05 de março de 1887, Rio de Janeiro, Brasil. 
Compositor, músico de violoncelo, que tocava em bailes, cafés e teatros, tocando também violão. Participou ativamente , por três dias, na Semana da "ARTE MODERNA", no "Teatro Municipal de São Paulo", Brasil, 1922, interpretou várias composições de sua autoria entre elas "Danças Características Africanas". Viajou para Paris, 1923, fica até 1924, retorna a Paris em 1927 e permaneceu até 1930. Em 1931 viaja pelo Estado de São Paulo, pesquisando, a partir daí, surge "Trenzinho Caipira". Entre 1932 a 1945 dirigia S.E.M.A.(Secretaria de Educação Musical e Artística), no Rio de Janeiro, Brasil, nesta mesma época, surge a obrigatoriedade do ensino de música, nas escolas. Viaja para os E.U.A., 1957 a 1959. . .
Quando completou 70 anos(1957) seu aniversário foi comemorando em quase todas as capitais do planeta.
Fundou a "Academia Brasileira de Música", 1945.
 Música Neo-Clássica...
Homenagens:
Museu de Villa-Lobos, Rio de Janeiro, Brasil.
Moeda, nota de 500 cruzados, 1986, Brasil.Sepultado, no Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro, faleceu a 17 de
novembro de 1959.
* "Uirapuru" ave brasileira.
Obra:
Suíte Popular Brasileira, para Violão, 1908 a 1912.
Aglaia, Ópera, três atos, 1909.
Trio nº.1, para Violino, Violoncelo e Piano, 1911.
Choro"Gavotta", para Violão, 1912.
Suíte Brasileira, suite, 1912.

Suíte da Terra, suite para Orquestra de Câmara, 1912.
Ave Maria, 1912.
Izaht, Ópera em quatro atos, 1912 a 1918.
Pequena Suíte, para Violoncelo e Piano, 1913.
Trio, para flauta, Violoncelo e Piano, 1913.
Ave Maria, 1913.

Ave Maria, 1914.
Fábulas Características, para Piano, 1914.

Trio nº.2, para violino, violoncelo e piano, 1915.
Quarteto de Cordas nº.1, para dois violinos, viola e violoncelo, 1915.
Quarteto de Cordas nº.2, para dois violinos , viola e violoncelo, 1915.
Danças Características Africanas, 03 danças, para piano, 1915.
Grande Concerto nº.1, para violoncelo e orquestra, 1915.
Sonata nº.1"Déscepérance", fantasia, para violino e piano, 1915.

Sonata nº.2, para violino e piano, 1915.
Sonata nº.2, para violoncelo e piano, 1916.
Sinfonia nº1"Imprevisto", 1916.

Sinfonieta nº.1(homenagem a Mozart),1916.
Centauro de Ouro, poema sinfônico, 1916.
Myremis, poema sinfônico, 1916.
Tédio de Alvorada, 1916.
Quarteto de Cordas nº.3, para dois violinos, viola e violoncelo, 1916.
Quarteto de Cordas nº.4, para dois violinos, viola e violoncelo, 1917.
Uirapurubale suite, baseado no folclore brasileiro em especial do pássaro "Uirapuru", da região do Amazonas, 1917. . . .
Sinfonia nº.2"Ascensão", 1917.
Sinfonia "Amazonas", 1917.
Iára, poema sinfônico, 1917.
Saci-Pererê, Poema sinfônico, 1917.
Lobisomen, poema sinfônico, 1917.
Suite Floral, 03 peças para piano, 1917.
Sexteto Mistico, para flauta, oboé, saxofone, harpa,
celeste e violão, 1917.
Trio, para violino, violoncelo e piano, 1918.
Fantasma, poema sinfônico, 1918.
Jesus, Ópera 03 atos, libreto de Goulart de Andrade, 1918.
Próle do Bêbe, nº.1 e º.2, para piano, 1918 a 1921.

Sinfonia nº.3 "A Guerra", 1919.
Sinfonia nº.4 "Vitória", 1919.
Missa"Vida pura ou Missa Secunda", 1919.
Canções Típicas Brasileiras, 1919 a 1935.
Choro nº.1, para violão, 1920.
Sonata nº.3, para violino e piano, 1920.
Sinfonia nº.5"A Paz", 1920.
A Lenda do Caboclo, para piano, 1920.
Zoé, Ópera a 03 atos, 1920.
Trio, para Oboé, clarinete e contrabaixo, 1921.
Quatuor, para coro feminino, flauta, sax alto, celesta e harpa, 1921.
Malazarte, Ópera a 03 atos, 1921.
Epigramas, Irônicos e Sentimentais, 1921.
Temas Infantis, "Fiandeira" . . . 1921.
Rudepôema, para piano, 1921 a 1926.
Noneto, 1923.
Suite, para voz e violino, 1923.

Choro nº.2, para flauta e clarinete, 1924.
Choro nº.7 "Settiminio", para oito instrumentos(clarinete, fagote, flauta, oboé, sax alto, tam-tam, violino, violoncelo) 1924.
Choro nº.3 "Pica-pau", para coral masculino, Clarinete, Sax alto, Trombone e três Trompas, 1925.
Choro nº.5 "Alma Brasileira", para Piano, 1925.
Choro nº.8, para dois Pianos Orquestra e Percussão( . . .caraxá, matráca, puíta, reco-reco, tam-tam . . .), 1925.
Serestas, Modinha . . . 1925.
Cirandinhas, para Piano, 1925.

Cirandas, 16 rondos, para Piano, 1926.
Serestas, Pobre Cega; Anjo da Guarda; Canção da Folha morta; Saudades da Minha Vida; A Paz do Outono . . .1926.
Choro nº.4, para três Trompas e Trombone, 1926.
Choro nº.6, para Orquestra e Percussão(. . .tam-tam, surdo, tarol, coco, roncador,prato, cuíca, reco-reco . . .), 1926.
Choro nº.10, para orquestra e percussão, 1926 "Jurupari", balé da música "Rasga o Coração", coreografia de Lifar, estreou em Paris, França, 1934. 
Choro "Bis", para violino e violoncelo, 1928.
Choro nº.11, para orquestra e percussão, 1928.
Choro nº.14, para orquestra e banda, 1928.
Quarteto, para flauta oboé, clarinete e contrabaixo, 1928.
Quatuor, para flauta, oboé, celesta e fagote,
1928."Orquideas, Florestas do Brasil"
Quinteto em forma de choro, para instrumentos de cordas, 1928.
Fantasia"Momorococe", para Piano e Orquestra, 1929.
Possessão, bailado, 1929.
Veículo, bailado, 1929.
Choro nº.9, para orquestra e percussão, 1929.
Choro nº.12, para orquestra e percussão,1929.

Choro nº.13, para duas orquestras e banda, 1929.
Introdução aos Choros, para orquestra, 1929.
Estudos 12, para violão(referência Pepe Romero, violonista espanhol),1929.
Bachianas Brasileiras, 09 . . .1930 a 1945.(referência "Orquestra National de France", regente Villa-Lobos).
Bachiana Brasileira nº.1, para oito violoncelos, e orquestra, 1930.
Bachiana Brasileira nº.2, para Orquestra, 1930; 03º. movimento "Lembrança
do Sertão", para piano; 04º. movimento"Trenzinho Caipira"uma viagem feita pelo interior do Brasil, sons da natureza e do trem feitos pelos instrumentos musicais (referencia Egberto Gismonti, adaptação).
Quarteto de Cordas nº.5, para dois violinos, viola e violoncelo, 1931.
Valsa da "Dor", para piano, 1932.
Caixinha de Boas-Festas (a pedido de Water Burle Max, para concerto da
Juventude), poema sinfônico, bailado infantil, com coreografia de Maria Olenawa, estreou no Rio de Janeiro 1932.
O Papagaio do Moleque, poema sinfônico, balé, com coreografia de Vaslav Veltchek estreou no Rio de Janeiro, Brasil 1952.

Temas Infantis, "Lá na Ponte da Vinhaça" (passa passa gavião); Entrei na Roda; Constância; Ciranda, ó Cirandinha; A canoa Virou; Teresinha de Jesus;
Nesta Rua; Vem cá siri; A Roseira . . .1932.
Ciranda das Sete Notas, para baixo e orquestra, 1933.
Pedra Bonita, bailado, 1933.
Temas Infantis, "O Pião" . . . 1935.
Ciclo Brasileiro, 04 peças, para piano, 1936.
Descobrimento do Brasil (trilha do filme),1937.
Currupira, bailado, 1937.
Missa "São Sebastião", para coral a três vozes, 1937.
Bachiana Brasileira nº.3, para Piano e Orquestra, 1938.
Bachiana Brasileira nº.5, para Soprano e oito Violoncelos; 01º. movimento aria "Cantilena", homenagem a Arminda Villa-Lobos "Mindinha"(Arminda Neves de Almeida) 1912/1985., foi uma pessoa muito querida e importante para Villa-Lobos, formada na "Escola de Música Universidade Federal do Rio de Janeiro", dirigiu o "Museu Villa-Lobos", fundado por ela em 1960, no Rio de Janeiro, também organizou o "Festival de Villa-Lobos", voltando à "aria" a letra foi da cantora Ruth Valadar
es Correa, que estreou em 1939, com ela cantando e direção musical Villa-Lobos, 1938 a 1945.



TARDE UMA NUVEM RÓSEA LENTA E TRANSPARENTE
SOBRE O ESPAÇO SONHADORA E BELA!
SURGE NO INFINITO A LUA DOCEMENTE
ENFEITANDO A TARDE, QUAL MEIGA DONZELA
QUE SE APRESTA E A LINDA SONHADORAMENTE
EM ANSEIOS D'ALMA PARA FICAR BELA
GRITA AO CÉU E A TERRA TODA A NATUREZA!
CALA A PASSARADA AOS SEUS TRISTES QUEIXUMES
E REFLETE O MAR TODA A SUA RIQUEZA
SUAVE A LUZ DA LUA DESPERTA AGORA
A CRUEL SAUDADE QUE RI E CHORA!
TARDE UMA NUVEM RÓSEA LENTA E TRANSPARENTE
SOBRE O ESPAÇO SONHADORA E BELA!

(REFERENCIA: Kiri Te Knawa, cantora lírica).
Escutar, listen . . .


Bachiana Brasileira nº.6, para flauta, fagote e orquestra de câmara, 1938.
Marquesa de Santos, peça teatral "Marquesa de Santos", 1938.
Quarteto de Cordas nº.6, para dois violinos, viola e violoncelo, 1938.
Suite nº.1, para orquestra de câmara, 1939.
Preludio, para piano, 1940.
Mandú-Çárárá (texto na língua indígena do Brasil "nheengatu"), poema sinfônico, 1940.
Saudade da Juventude (temas populares infantis), suite, 1940.

Preludios e Fugas, 04,(transcrição do "Cravo Bem Temperado" J.S.Bach) para violoncelo e orquestra, 1941.
Bachiana Brasileira nº.4, para piano e orquestra, 1942.
Bachiana Brasileira nº.7, para orquestra, 1942.
Quarteto de Cordas nº.7, para dois violinos, viola e violoncelo, 1942.

Concerto, para harpa e orquestra, 1943.
Serestas, Serenata; Voo . . .1943.
Quarteto de Cordas nº.8, para dois violinos, viola e violoncelo, 1944.
Bachiana Brasileira nº.8, para Orquestra, 1944.
Sinfonia nº.6, 1944.
Sinfonia nº.7, 1945.

Concerto nº.1, para piano e orquestra, 1945.
Quarteto de Cordas nº.9, para dois violinos, viola e violoncelo, 1945.
Bachiana Brasileira nº.9, para cordas, 1945.

Fantasia, para violoncelo e orquestra, 1945.
Madona (dedicado a Nathalie Koussevitzky), poema sinfônico, 1945.
Trio de Cordas, Violino, viola e violoncelo, 1945.

Quarteto de Cordas nº.10, para dois violinos, viola e violoncelo, 1946.
Quarteto de Cordas nº.11, para dois violinos, viola e violoncelo, 1947.
Sinfonieta nº.2, 1947.
Concerto nº.2, para piano e orquestra, 1948.
Fantasia, para saxofone soprano e orquestra de câmara, 1948.
Opereta"Magdalene", musical comédia, 1948.

Erosão (origem do Rio Amazonas, baseado na lenda "O Sol e a Lua"), poema sinfônico, 1950.
Sinfonia nº.8, 1950.

Quarteto de Cordas nº.12, para dois violinos, viola e violoncelo, 1950.
Rudá, bailado folclórico, 1951.
Quarteto de Cordas nº.13, para dois violinos, viola e violonc
elo, 1951.

Concerto, para violão e orquestra, 1952.
Concerto nº.4, para piano e orquestra, 1952.
Overture L'Homme Tel, abertura, 1952.
Sinfonia nº.9, 1952.
Sinfonia nº.10"Sumé Pater Patrium", 1952.
Alvorada na Floresta Tropical(Dawn in a Tropical Forest), abertura, 1953.
Odisséia de uma Raça (homenagem à nação de Israel), poema sinfônico, 1953.
Fantasia Concertante, para piano, clarinete e contrabaixo, 1953.
Concerto nº.2, para violoncelo e orquestra, 1953.
Quarteto de Cordas nº.14, para dois violinos, viola e violoncelo, 1953.
Quarteto de Cordas nº.15, para dois violinos, viola e violoncelo, 1954.

Concerto nº.5 para Piano e Orquestra, 1954.
Génesis, poema sinfônico, 1954.
Sinfonia nº.11, 1955.

Quarteto de cordas nº.16, para dois Violinos, Viola e Violoncelo, 1955.
Concerto, para Harmônica e Orquestra, 1955 a 1956.

Yerma, Ópera em três atos, 1956.
The Emperor Jones, bailado, 1956.
Concerto nº.3, para Piano e Orquestra, 1957.
Sinfonia nº.12, 1957.

Quarteto de Cordas nº.17, para dois Violinos, Viola e Violoncelo, 1957.
Quinteto, para Flauta, Violino, Viola, Violoncelo e Harpa, 1957.
A Menina das Nuvens, Ópera bufa, 1958.
Floresta do Amazonas, para Soprano e Coral masculino (trilha do filme "Green Mansions"), 1958.
Fantasia, em três movimentos, 1958.
O Imperador Jones, balé com coreografia de José Limón, baseado na peça de Eugene O'Neill, encomendado pelo "Empire State Music Festival", estreou em Nova Iorque, E.U.A., 1956.
Suite nº.2"Evocation of the Spirits", para Orquestra de Câmara, 1959
.

"Aves Araras, Floresta Amazônica" Brasil.






"Bromélias, Florestas do Brasil"















*



"Onça, Floresta do Brasil"


*Tucano, Ave
*


"Vitória Régia" flor simbolo da Floresta Amazônica.
Museu "Emilio Goedi", Belém, Estado do Pará, Brasil


*
Galo-da-Serra. Ave que habita os Estados do Pará, Roraima
e Amazonas, Brasil.

► Alegria na Roça - Balé, coreografia de Vaslav Veltchek, estreou em 1947, Rio de Janeiro, Brasil.
 Espantalho - Balé, coreografia de Vaslav Veltchek, estreou Rio de Janeiro, Brasil, 1943.
► Amazonas - Balé, coreografia de Valery Oeser, estreou  em 1933, Rio de Janeiro, Brasil.
► A Serra da Rola Moça, poema de Mário de Andrade.


Obs
"Obra
 Não abrange toda a Obra do compositor, é esporádica com algumas preferências, pessoais.

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