quarta-feira, 29 de setembro de 2010

440 - COMPOSITORES DA MÚSICA CLÁSSICA

S
♫ Santiago, Armando
Nasceu em 18 de Junho de 1932, Lisboa, Portugal
Naturalizou-se Canadense em 1972.
Compositor, regente, professor de música, cantor, Piano. Violoncelo.
Obra
"Camões"
Retrato em "Goa", 1581

 Soneto de Camões, para Barítono e Orquestra de Cordas, 1966.


Poético
Casimiro de Brito 1938...
Portugal


Se eu te pedisse a paz, o que me darias
pequeno insecto da memória de quem sou
ninho e alimento? Se eu te pedisse a paz,
a pedra do silêncio cobrindo-me de pó,
a voz limpa dos frutos, o que me darias
respiração pausada de outro corpo
sob o meu corpo?
-
Perdoa-me ser tão só, e falar-te ainda
do meu exílio, Perdoa-me se não te peço
a paz.
apenas pergunto: - O que me darias
em troca se te pedisse? O Sol? A Sabedoria?
Um cavalo de olhos verdes? Um campo de batalha
para nele gravar o teu nome junto ao meu?
Ou apenas uma faca de fogo, intranqüila,
no centro do coração?
-
Nada te peço, nada. Visito, simplesmente,
o teu corpo de cinza. Falo de mim,
entrego-te o meu destino. E a morte vivo
Só de pergumtar-te: - O que me darias
se te pedisse a paz
e soubesses de como a quero construída
com as matérias vivas da liberdade?
*
"A Paz"
Jardins de Guerra
Antologia

*
"Mardastra"
Paula Figueiroa Rego
1935, Portugal.

*

♫ Santoro, Cláudio 

Nasceu em 13 de Novembro de 1919, Manaus, Estado do Amazonas, Brasil.
Compositor

Faleceu em 07 de Março de 1989, Brasília, Brasil.
"Teatro Claudio Santoro"
 Brasilia, Brasil.
Obra
► Interações Assintóticas"Asymptotic  interactions", 1969.
► Cantata Elegíaca, para Coro e Orquestra.
► Ode a Estalinegrado.


Poético
Hélio Lopes
1919/1992, Brasil.


No incêndio das estrelas
consumi os olhos.
Tateio no chão das ventanias
o passo do anjo.
-
entre as minhas mãos,
a tua face -
rosa dos ventos -
e sentirei glicínias e agapantos,
noturnas claridades.
-
Quem me carregará para a outra margem
senão o teu amor?
-
As palmeiras repousaram a amanhã
Aliocha*
No asfalto resvalam salamandras
com olhos de bistre.
-
Nos lábios o sonho
nas mãos o espelho.
*
Aliocha* personagem que, no romance
de "Dostoiesvski", escritor Russo, exprime o anseio
pela santidade).
*
"XIX"
Invulnerável Pássaro


Escultura em Metal
Amilcar de Castro
1920/ 2002, Brasil
Escultor design....


Santórsola, Guido
- Nasceu em 1904, Canosa di Puglia, Itália.
Compositor, violista...

Faleceu em 1994.
Obra
► Preludio n°. 01, para Violão (guitarra).
► Suite all'antica, para Violão (guitarra), 1975.


*


Automóvel
"Isotta Fraschini"
1908, Itália.

*


                         ♫ Santos, Mário de Sousa

Nasceu em 1914, Portugal.
compositor
Faleceu em 1983.
Obra
► Milagre das Rosas, homenagem à Rainha Santa Isabel, esposa de D. Dinis, rei de Portugal.
► Ave Maria, para Coral misto a quatro Vozes e Órgão, 1946.


Poético
José Blanc de Portugal
1914, Portugal.


¹Pitágoras e Haendel ouviram os martelos;
O delegado imperial cismou naquele vagido
Deixando cair o tubo de metal
Para determinar o nome do recém-nascido
-
(Nem sequer sabia o que ²Heródoto contou
De ³Psamético e sua procura
Do falar mais velho que no mundo houve . . .)
-
Hanahpú e Ixbalamqué andavam pela terra
E, p'ra do mar,
A ave do relâmpago deixara cair o osso
Para a trompa do trovão a chamar as chuvas.
-
Lègbá, eixo-do-mundo, a luz, o fogo, as cores
Eram unos dantes como hoje;
Doze ossos cairam na pele do leopardo;
O meu amigo Mabone
Exilado no sul há muitos anos
Num tronco outra vez goivava
A árvore, a ave e a serpente
Delas sabendo tanto
Como o estrangeiro que as comprará
No bazar da cidade
(Como bananas).
*
¹Pitágoras, filósofo e matemático grego, século VI a.c.;
Haendel(Georg Friedrich Haendel) compositor alemão,
século XVII.
²Heródoto, historiador , geografo grego, século V a.c..
³Psamético(Psametk I), farao egipcio, século VII a. c..
Hanahpú, Mitologia Maia, deus e guerreiro, irmão gemeo de
Ixbalanqué, filhos do deus Hun-Hunahpú e a jovem Ixquic.
Lègbá, vodum na África e Haiti, guardião dos templos.
*³ Mabone, deus Celta do amor, também conhecido como Angus
Dia sagrado do paganismo, na religião Wicca.
*
"Ensinar os Ignorantes"
O Espaço Prometido

♫ Sanz, Gaspar
Nasceu em 04 de Abril de 1640, Calanda, Espanha.
Compositor violonista (guitarrista) e padre, se formou em teologia na "Universidade de Salamanca", Espanha.
"Biblioteca"
Universidade de Salamanca, Espanha.


Tratados de música "Instruccion de musica sobre la guitarra española", 1674, e "Libro segundo de cifras sobre la guitarra española", 1675
Faleceu em 1710 .
Obra
► Caprice Ó Capricio, para Violão (guitarra).
 Suite Espanhola, para Violão (guitarra).
♫ Sapieyevski, Jerzy
Nasceu em 1945.
compositor
Obra
► Concerto, para Viola, Quinteto de Sopro e Percussão.
♫ Sarasate, Pablo. Martin Melitón 
Nasceu em 1844, Pamplona, Espanha
Compositor , violinista .

Faleceu em 1908, Biarritz, Espanha.
Obra
► Capricho Basco "Caprice Basque" op.24, para Violino, Piano.
► O Canto do Rouxinol "El Canto del Ruiseñor", op.29, para Violino e Piano.
 Navarra, op. 33, para dois Violinos, Piano, dança espanhola.
► Zigeunerweisen, op.20 n°.01, para Violino e Orquestra.
► Zortzico d'Iparaguirre, op. 39, para Violino e Piano, música espanhola.
 Adios Montanas mias, op.37, para violino e Piano.

Obs
"Obra
 Não abrange toda a Obra do compositor, é esporádica com algumas preferências, pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário