terça-feira, 21 de setembro de 2010

469 - COMPOSITORES DA MÚSICA CLÁSSICA

S
Striggio, Alessandro  
Nasceu em 1540, Itália 
compositor. . .
Faleceu em 1592.
Obra
 Strungk, Nicolas Adam 
Nasceu em 15 de Novembro 1640*, Braunschweig, Alemanha.
compositor, órgão, violino. Possivelmente o primeiro a usar pratos numa ópera, 1680, filho do organista Delphin Strungk (1601/1694).
Faleceu 23 de Setembro de 1700.
Obra
► Semiramis, Ópera, 1681
 Alceste, Ópera, 1993.
► Ricercar, em Sol (G), para Órgão.
► Canzona, em ré menor (d), para Órgão.
Subotnick, Morton  
Nasceu em 1933, E.U.A.. 
compositor
Obra

"Escultura em ferro"
J. Seward Johnson
1930, E.U.A..
Suk, Josef  
Nasceu em 1874, Republica Checa 
compositor, aluno de Dvorak, influencias musicais do folclore região da Boêmia . . .
Faleceu 1935.
Obra
Serenata para cordas op.6


Sullivan, sir Arthur♫  

Nasceu em 13 de Maio de 1842, Lambeth, Londres, Inglaterra. 
compositor . . .
Faleceu 22 de Novembro de 1900, Londres, Inglaterra.
Obra
► Concerto, em Ré (D) para Violoncelo e Orquestra.
► The Pirates of Penzance, Ópera, libreto de W.S. Gilbert.



► Ivanhoé, Ópera romântica em três atos, libreto de Julian Sturgis, 1891.

► Cox and Box, òpera em um ato, libreto de Bumand e Morton.


Pintura de Briton Rivière, 1840/1920, Inglaterra.

*
Poetic - Poético
Thomas Hardy
1840/1928, Inglaterra.

Woman much missed, how you call to me, call to me, - Tão saudosa mulher, chamando a nin, a mim,
Saying that now you are not as you were - E diz que ora você não é como seria
When you had changed from the one who was all to me, - Quando deixou de ser a que tudo era em mim,
but as at first, when our day was fair. - Tal como era, no início, lindo o nosso dia.

-

Can it be you thatE hear? Let me view you, them - Pode ser você ouço? Deixe-me revê-la
Standing as when I drew near to the town - De  pé, tal como quando cheguei à cidade 
Where you would wait for me: yes, as I knew you then, - Onde me esperaria:
sim, só conhecê-la
Even to the original air-blue gown! - Mesmo no singular vestido em azul-jade!

- -

Thus I: faltering forward, - Assim, seguindo sem suporte,
Leaves around me falling, - Folhas em torno a mim tombando,
Wind oozing thin through the thorn from norward, - Vento lento vem tênue de tormenta ao norte,
And the woman calling - E a mulher chamando, chamando.
*

The Voice - A Voz
Thomas Hardy

*


♫ Suppé, Franz von
(Francesco Ezechiele Ermenegildo 
Cavaliére Suppé Demelli) 
 Nasceu em 18 de Abril de 1819, Split, Croácia.
compositor
Faleceu em 21 de Maio de 1895, Viena Áustria..
Obra
Boccacio, Ópera em três atos, libreto de F. Zell e R. Genée, estrou em 01 de Janeiro de 1879, Viena, Áustria, "Carl Theater".

Obs
"Obra
 Não abrange toda a Obra do compositor, é esporádica com algumas preferências, pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário