quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

385 -Nobre, Marlos - COMPOSITORES DA MÚSICA CLÁSSICA


Nobre, Marlos  

Nasceu em 18 de Fevereiro de 1939, Recife, Estado Pernambuco, Brasil
compositor, pianista regente...
Obra
Cantata do Chimborazo, para Solista, Coro e Orquestra, 1982.
Concerto, para Trompete e Cordas, 1989.
Kabbalah, para Orquestra, 2004.
Rhythmetron, para dez percussionistas, 1968.
Desafio de I a XVI, 1968...
Desafio I, para Viola e Piano, 1968....
Desafio V, para seis Violoncelos e Piano.
Desafio VIII, para Saxofone e Piano, 1968.
Desafio IX, para Flauta e Piano.
Desafio X, para Oboé e Piano.
Desafio XI, para Clarinete e Piano.
Desafio XII, para Fagote e Piano.
Desafio XIII, e XIV, para Trompa e Piano
Desafio XV, para Trompeta e Piano.
Desafio XVI, para Tuba e Piano, 1968.

"Madeira"
Abstrato
Foto LuisD



Affonso Romano de Santanna
1939, Brasil.
aquele espanto
que eu, moreno brasileiro,
conheça não apenas os Concertos de Branderburgo,
mas na adolescência, além de Mozart
cantasse Josquin du Pès, De Lassus, Jannechin, Scarlatti e os renascentista ingleses.
-
Só agora entendo por que
tanta música nas bíblias de minha infância:
- é que o demônio é ambíguo
e pode estar no corrosivo silêncio
e no insidioso ruído.
-
todas as manhãs
toco um conderto de flauta e clarineta para minhas plantas.
Elas já sabem, e esperam
- o seu café da manhã.
-
Minha mulher, melhor que eu,
com a alma aberta na varanda
sabe conversá-las, sabe tangê-las,
tricar-lhes a fraldas e o alpiste
com seus olhos em ciranda.
-
Não é de hoje
que a música cura e ensandece os reis.
Então, não foi assim que Ulisses se curou
dos dentes do javali? Não era assim
que apaziguavam a fúria de Saul
a harpa e o canto do pastor David?
-
Tal a consabida
estética medicinal
ou homeopatia musical
romântica:
Violinos para hipocondríacos,
contrabaixo para os nervosos,
a histeria é com a harpa,
a flauta refaz pulmões,
trombone contra a surdez,
orgão para irascíveis,
a trompa aos perseguidos,
e como tônico geral
meu instrumento de fé
- o oboé.
-
- Ocorreria sangue nos becos
se à noite tocassem Mozart
e o fagote dos barrocos?
-
- Já se usou um adágio de Corelli
para estancar no ar
o punho torturador?
-
- Quem jamais matou alguém
numa sala de concertos,
embora a ópera tenha
assassinos no libreto?
-
Soassem o oboé e orquestra de Marcello
na mesa do conselho e as tensões
se esvairiam e perdões se abraçariam,
e até flores, do acrílico ambiente, brotariam
soando a escala dos serenos violinos.
-
Ah, pureza alucinante do cego Rodrigo
- gentil-homem - dedilhando a escuridão
enquanto o Concerto de Aranjuez
me esfacela o coração.
-
A música expulsa da alma o câncer,
-
apazigua o mal patrão,
melhora o operário,
faz crescer as colheitas
e apascenta a criação.
-
Os que vão se amar um dia, já estão ouvindo acordes
a mesma ária de Bach.
-
Os que geram filhos, nomes, obras,
crescem com este adágio de Albinoni.
-
E até mesmo um povo escravo se livraria
se a Nona de Beethoven
lhes sasse todo dia
a ensinar que é em coro
que se constrói a alegria.
*
AFFONSO ROMANO DE SANT'ANNA
"Iniciação Musical"
Que País é Este?

*destaque em vermelho feito por  Luis Dias



Obs
"Obra
 Não abrange toda a Obra do compositor, é esporádica com algumas preferências, pessoais.

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