Retrato, 1746
Elias Gottlob Haussmann
1695/1774
Alemanha
♫ Bach, Johann Sebastian Nasceu em 21 de março de 1685, Eisenach, Alemanha, compositor, Violinista em Weimar, corista com quinze anos (1700/1703) em Lüneburg, organista em Arnstadt 1703/1707, e Mudlhausen1707/1708, e capela Saxe-Weimar 1708/1717, corte de Ducal, foi também cravista. depois músico da corte, mestre de capela do Principe de Anhalt-Cöthen 1717/1723 e "Kantor" da "Igreja de São Tomas" em Leipzig, Alemanha, 1723, até á morte... excelência em "Harmonias" e "Dissonâncias", diferenciadas para o seu tempo. Amigo de Dietrich Buxtehude (1637/1707). . . De dois matrimônios, nasceram 21 filhos. . .
Considerado pelos musicólogos um dos três "B", Bach, Beethoven e Brahms. Ligado à "Igreja Luterana", criada por Martinho Lutero(1482/1546), que traduziu também a "Bíblia" em alemão, na Alemanha.
Sepultado na Igreja de São Tomas, Leipzig, Alemanha,
Faleceu em 29 de julho de 1750.
Homenagens:
Beethoven disse : . . . Bach é o sublime mestre da Harmonia, e a sua música chega diretamente ao coração . . .
Mário de Andrade, retrocou: . . . é a síntese de seis séculos de arte musical . . .
João Carlos Martins, um pianista especialista e estudioso sobre Bach, tocou "Cravo bem Temperado", 1965; e "Variações de Golberg", 1981, entre outras obras . . .
Estátua de Bach enfrente "Igreja de São Tomas", Leipzig, Alemanha.
Poesias:
I
Murilo Mendes
*
JOÃO SEBASTIÃO
mete o som na mão
JOÃO SEBASTIÃO
mete o Sol na mão
JOÃO SEBASTIÃO
martelando o órgão
JOÃO SEBASTIÃO
espaventa o órgão
JOÃO SEBASTIÃO
temperando o cravo
JOÃO SEBASTIÃO
tolhe-nos o cravo
JOÃO SEBASTIÃO
restaurando Orfeu
JOÃO SEBASTIÃO
mestre vosso e meu
JOÃO SEBASTIÃO
tua vontade louvou
JOÃO SEBASTIÃO
movimento novo
JOÃO SEBASTIÃO
pule apura poda
JOÃO SEBASTIÃO
roda roda roda
JOÃO SEBASTIÃO
ouvindo na Paixão
JOÃO SEBASTIÃO
esfera em rotação.
*
MURILO MENDES
"Murilograma a João Sebastião Bach"
Livro Convergência, 1966.
(Poeta Brasileiro, nasceu em 1901.
cantoepalavras.blogspot.com.br).
*
II
Sophia de Mello B. Andresen
*
A música do ser
Povoa este deserto
Com sua guitarra
Ou com harpas de areia.
-
Palavras silabadas
Vêm uma a uma
Na voz da guitarra.
-
A música do ser
Interior ao silêncio
Cria seu próprio tempo
Que me dá morada.
-
Palavras silabadas
Unidas uma a uma
Às paredes da casa
-
Por companheira tenho
A voz da guitarra
-
E no silêncio ouvinte
O canto me reúne
De muito longe venho
Pelo canto chamadas.
-
E agora de mim
Não me separa nada
Quando oiço cantar
A música do ser
Nostalgia ordenada
Num silêncio de areia
Que não foi pisada.
*
SOPHIA DE MELLO B. ANDRESEN
"Bach Segóvia Guitarra"
Geografia
(Poeta Portuguesa).
J.S.Bach, e a difícil tarefa de interpretá-lo no violoncelo(Cello).
Jorge Wanderley poeta brasileiro disse:
Este velho que ouço na voz do cello
ainda viril e encapuzado
sabendo tudo e lento e irado
é talvez Deus:
- sou eu no meu melhor -
está dizendo,
e é também Bach
que vem agora à corda conclusiva
de Yo Yo Ma.
-
O velho está lá
que sempre acende cada corda.
Capuz e barba, e uma ciência-remorso:
Deus errou.
Tudo pode
no grave, no severo,
e pode toda a luz e todo o mar
e pode a Si
- mas como é Deus, errou.
-
O cello diz falando só no acerto,
mas houve um erro, que torna possível
erguer-se o som, alçado no infinito:
assim
surgindo contra o nada e seu silêncio
e da fricção.
Do lamentar, Do Atrito.
*
JORGE WANDERLEY
¨Cello¨
Curiosidade
Suites, Gerard Danovich Saxophone Quartet.
Obra
► Pequeno Livro para Órgão ("Orgelbüchlein", alemão; Little Organ Book¨¨, inglês )> BWV 599 a 644, 46 preludios corais para Orgão 1707 a 1717.
► Concerto Brandenburgo, BWV 1046 a 1051, seis concertos grosso (concerti grossi) cordas e sopros 1718 a 1721 em Köthen
* BWV 1046 n°. 01, fá maior; BWV 1047, n°. 02, fá menor:: BWV 1048, n°. 03. sol maior; BWV 1049, n°. 04, sol maior; BWV 1050, n°. 05, ré maior; BWV 1051, n°. 06, si maior.
Referência:
Gustav Leonhardt (1928), Leonhardt Consort (1955).
► Oferenda Musical "Das musikalische opfer", alemão; " A musical offering¨, inglês) BWV 1079, Peças contrapontísticas, cânone, fuga e ricercare, 1747.
Referência:
James Galway(flauta); Kyung-Wha, Violino; Mol, Cravo.
► Cravo bem Temperado (Das Wohltemperierte Clavier, alemão; Well-tempered, inglês) BWV 846 a 893, prelúdios e fugas composto em dois livros, um tratado de composição, como base para qualquer pianista, 1722 a 1742.
Referência Wanda Landowska(1877/1959), Cravo, ou Glenn Gould(1932/1982), Piano. . .
Curiosidade
Keith Jarret, Cravo...
+ Curiosidade
The Well-Tempered, 1969, Wendy Carlos( 14/11/1939), analogia ao Cravo bem Temperado e ao mesmo tempo uma inspiração para uso de sintetizadores e Moog, homenageando de certa forma Bach, também a obra intitulada "Switched on Bach", 1968.
Swingle Singers, grupo vocal de jazz.
► Variações Goldberg "Goldberg-Variationen", alemão; "Goldberg Variations", inglês), BWV 988, para Cravo, homenagem para o cravista Johann Goldberg, que trabalhava para o Conde Kayserling, 1742.
Referência:
Wanda Landowska, Cravo; Daniel Barenboim(1942), Piano ("Teatro Colon", Buenos Aires, Argentina, 1988); Glenn Gould, Piano; Gulda, Piano...
► Cantata "Christ Lag in Todesbanden" N°. 4, BWV 277.
Referência:
Cantosopeso, regente Martinho Lutero; "Canta Bach e Afrika".
► Concerto em ré menor, segundo BWV 1060, para Violino. Oboé, Baixo Contínuo e Orquestra.
► Concerto n°.1 em dó menor, BWV 1060, para dois Cravos, Baixo Contínuo e Orquestra.
► Concerto n°. 1 BWV 1063 e 2, BWV 1064, para três Cravos e Cordas.
Referência
Gustav Leonhardt, A. Littenbosch e A. Curtis, solistas e G. Leonhardt regente de Leonhardt Consort.
Curiosidade
Bach, Concerto para três Pianos, "Jacques Loussier Trio" (jazz)
► Concerto em ré menor, BWV, 1043, para dois Violinos, Baixo Continuo e Orquestra.
► Prelúdio e Fuga, em dó maior, BWV 531, para Órgão, Luneburgo*, 1703.
.
► Prelúdio e Fuga em ré maior, BWV 532, para Órgão, Weimar, *1709
.
► Prelúdio e Fuga em mi menor, BWV 533, para Órgão, Arnstadt*, 1707.
► Prelúdio e Fuga em sol menor, BWV 535, para Órgão, Weimar*, 1709.
► Prelúdio e Fuga em lá maior, BWV 536, para Órgão, Weimar, 1716
.
► Prelúdio e Fuga em sol maior, BWV 550, para Órgão, Weimar*,,1709..
► Prelúdio e Fuga em lá menor, BWV 551, para Órgão, Arnstadt *,1706.
► Chaconne, n°. 02, BWV.1004. para Violino(Violoncelo), Partita.
► Paixão Segundo São Mateus "St. Mathew Passion", inglês, BWV 244, Oratório, para Vozes Solistas, Coral duplo e Orquestra, estreou em 1729.
► Paixão Segundo São João "ST. John Passion", inglês BWV 245.
► Paixão Segundo São Lucas "St. Luke Passion", inglês, BWV 246.
► Pastorale em fá, BWV 590, para Órgão.
► Suite, BWV 1066/1069, para Orquestra.
n°. 01 em Dó maior (C) BWV, 1066.
n°. 02 em si menor (b) BWV, 1067, para Flauta e Cordas.
n°. 03 em Ré maior (D) BWV, 1068.
Seis movimentos:
1°. Overture; 2°. Air, (versão do violinista August Wilhelm, 1845/1908, Alemão), "Aria da 4a. Corda (sol) ", "Air on the G String".
Curiosidade
Jacques Loussier Jazz Trio; Procol Harum "White Shade of Pale"...
3°. Gavotte 01; 4°. Gavotte 02; 5°. Bourrée e 6°. Gigue...
n°. 04 em Ré maior (D), 1069.
► Prelúdio e Fuga, em dó maior, BWV 531, para Órgão, Luneburgo*, 1703.
.
► Prelúdio e Fuga em ré maior, BWV 532, para Órgão, Weimar, *1709
.
► Prelúdio e Fuga em mi menor, BWV 533, para Órgão, Arnstadt*, 1707.
► Prelúdio e Fuga em sol menor, BWV 535, para Órgão, Weimar*, 1709.
► Prelúdio e Fuga em lá maior, BWV 536, para Órgão, Weimar, 1716
.
► Prelúdio e Fuga em sol maior, BWV 550, para Órgão, Weimar*,,1709..
► Prelúdio e Fuga em lá menor, BWV 551, para Órgão, Arnstadt *,1706.
► Chaconne, n°. 02, BWV.1004. para Violino(Violoncelo), Partita.
► Paixão Segundo São Mateus "St. Mathew Passion", inglês, BWV 244, Oratório, para Vozes Solistas, Coral duplo e Orquestra, estreou em 1729.
► Paixão Segundo São João "ST. John Passion", inglês BWV 245.
► Paixão Segundo São Lucas "St. Luke Passion", inglês, BWV 246.
► Pastorale em fá, BWV 590, para Órgão.
► Suite, BWV 1066/1069, para Orquestra.
n°. 01 em Dó maior (C) BWV, 1066.
n°. 02 em si menor (b) BWV, 1067, para Flauta e Cordas.
n°. 03 em Ré maior (D) BWV, 1068.
Seis movimentos:
1°. Overture; 2°. Air, (versão do violinista August Wilhelm, 1845/1908, Alemão), "Aria da 4a. Corda (sol) ", "Air on the G String".
Curiosidade
Jacques Loussier Jazz Trio; Procol Harum "White Shade of Pale"...
3°. Gavotte 01; 4°. Gavotte 02; 5°. Bourrée e 6°. Gigue...
n°. 04 em Ré maior (D), 1069.
Nenhum comentário:
Postar um comentário